PENEIRA FINA - 19.05.23

Padre Osvaldo não confirma veto para líderes de movimento popular

Quatro representantes do Movimento Unidos por Catanduva foram recebidos pelo prefeito Padre Osvaldo (PSDB), nesta quinta-feira, 18. Foram três advogados: o presidente da OAB local, Nezio Leite, o ex-vereador Nilton Cândido e José Carlos Buch, mais a professora Janete Mortati. Eles apresentaram a indignação popular com relação aos aumentos dos salários e de cadeiras na Câmara e salientaram que, como o prefeito tem a caneta, pode decidir pela população e vetar os projetos. Padre Osvaldo, porém, não confirmou que vetará os aumentos.

Sugestão

A proposta do movimento foi de que o prefeito vetasse todos os aumentos e depois discutisse com os segmentos representativos da sociedade um novo aumento, mais justo e viável, para as funções com ganhos defasados. Segundo o grupo, apesar de se dizer contra os aumentos, Padre Osvaldo não teria se mostrado muito favorável às ponderações feitas. O gestor de Gabinete, Fernando de Sá, teria apresentado dificuldades para o veto e afirmado que é aguardado parecer jurídico. Padre Osvaldo tem 15 dias para decidir e o prazo começou a contar no dia 17.

Representação

Relatora do Tribunal de Justiça, Silvia Rocha concedeu cindo dias de prazo para que o diretório municipal do MDB de Catanduva apresente prova de sua representatividade na Câmara Municipal. O despacho foi feito na representação feita pelo partido na tentativa de impedir o aumento do número de cadeiras na Câmara. A questão agora recai à discussão se o MDB tem ou não legitimidade para tal pleito – que poderia ser feito por entidade sindical e de classe.

Anulado

O prefeito de Bady Bassitt, Luiz Antônio Tobardini, anulou o concurso público 01/2022, questionado na Justiça por supostas irregularidades. O certame tinha 231 vagas para diversos cargos e estava suspenso desde janeiro por recomendação do Ministério Público. Os candidatos têm até 31 de maio para solicitar reembolso da taxa de inscrição. O Regional mostrou, há alguns dias, que Potirendaba, Cajobi e Santa Adélia vivenciam situação semelhante na região.

Concurso novo

O Governo de SP autorizou a abertura de concurso público com 200 vagas para Aluno-Oficial da Polícia Militar, de ambos os sexos. As inscrições vão de 24 de maio a 22 de junho e devem ser feitas no site da Vunesp. Para participar, os candidatos devem ter entre 17 e 30 anos – exceto para quem já pertence aos quadros da PM. As mulheres precisam ter altura mínima de 1,55 metro e os homens, de 1,60 m. A remuneração básica inicial é de R$ 3.815,03.

Macchione

O ex-prefeito Afonso Macchione Neto concedeu entrevista para a Vox FM e, entre os pontos mais polêmicos, disse considerar que Padre Osvaldo não tem perfil de gestor público. Falou sobre sua cassação, o dissídio de 2015, defendeu os empréstimos e alfinetou as decisões recentes tomadas pela Câmara a toque de caixa e a possível terceirização da Área Azul pela prefeitura.

Colégio Militar

A Prefeitura de Novo Horizonte vai implantar um Colégio Cívico-Militar no segundo semestre. É a única cidade da região a adotar esse modelo de ensino. Inicialmente, serão atendidos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O assunto vem sendo tratado como prioridade: foram feitas reuniões nas escolas para apresentar a novidade, já que os pais terão a possibilidade de transferir seus filhos para a nova unidade, e uma live nas redes sociais. Catanduva chegou a assistir ao anúncio de uma escola cívica-militar, em 2019, mas de lá pra cá o assunto sumiu.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.