PENEIRA FINA – 19/03/2022

 
VISITA
Ontem, quem esteve visitando Catanduva foi o deputado federal Coronel Tadeu (PL), que concedeu entrevista para o programa E Agora, da radialista Mara Gabas, na rádio Ondas Verdes FM, e para a reportagem de O Regional, além de participar de algumas reuniões. O deputado também visitou e conheceu a Fundação Padre Albino, prometendo enviar verbas à instituição na próxima destinação de recursos federais.
 
BOLSONARISTA
Coronel Tadeu é conhecido como deputado bolsonarista. Estava no antigo PSL, que agora acabou se transformando no União Brasil, e com a janela partidária, transferiu-se para o Partido Liberal (PL), o mesmo do presidente Jair Bolsonaro. “Politicamente quero estar ao lado dele o tempo todo”, declarou o Coronel.
 
AVALIANDO O GOVERNADOR
Ao avaliar o governador de São Paulo João Doria, o deputado federal foi rápido na resposta: “João Doria é um charlatão, é um político que engana a população paulista e não consigo encontrar nada de bom que ele tenha feito para o estado (...) são 36 meses que praticamente São Paulo andou para trás, e perdemos muito tempo na gestão do Doria que prometeu ‘mundos e fundos’ e não cumpriu.”
 
VENDEDOR DE FUMAÇA
Ao ser questionado sobre a visita do governador paulista em Catanduva e a promessa de verbas, Coronel Tadeu o chamou de “vendedor de fumaça”. “Vem, promete uma coisa e depois não entrega. Isso não me surpreende. Infelizmente o elegemos em 2018, mas o período de governança dele está acabando e o Estado de São Paulo poderá respirar tempos melhores”. Para o governo paulista, o deputado federal apoia o pré-candidato e ministro Tarcísio de Freitas.
 
ALARME DISPAROU
E falando em fumaça, na noite de quinta-feira, ela foi o assunto que dominou as redes sociais e os grupos de mensagens. A fumaça que tomou conta da agência do Santander de Catanduva, na verdade, não foi causada por fogo, como muitos catanduvenses acharam que era. Segundo a Diretoria de Comunicação do banco espanhol, aconteceu um disparo acidental do sistema de segurança da agência, gerando o grande volume de fumaça, e segundo populares, haveria também gás de pimenta. Passado o susto, a agência bancária funcionou normalmente ontem.
 
DECRETO
Seguindo o decreto estadual publicado na quinta-feira, ontem o prefeito Padre Osvaldo (PSDB) publicou no Diário Oficial do município o decreto nº 8.242, alterando o artigo 2º de outro decreto, o de nº 8.157, liberando o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados, exceto em locais destinados à prestação de serviços de saúde, meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso de embarque e desembarque. Tá registrado!
 
STOP CONCORRÊNCIA
Não foi uma ou duas, mas sim quatro representações que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) recebeu contra a Concorrência Pública nº 02/2022, que trata sobre a concessão dos serviços de manutenção da iluminação pública à iniciativa privada, a conhecida PPP – Parceria Público Privada. Diante disso, o TCE decidiu suspender a abertura das propostas do certame que estava marcada para acontecer ontem à tarde. As representações foram feitas por Splice Indústria Comércio e Serviços Ltda, Diego Hyuri Arruda, Amanda Regina de Souza Silva e Luís Gustavo de Arruda Camargo, com pedido de suspensão liminar e a determinação de alteração do edital.
 
DINHEIRO DE PINGA
A concorrência para a concessão dos serviços de manutenção da iluminação pública à iniciativa privada tem o valor estimado do contrato de R$ 140,3 milhões. Quase nada, uma mixaria....
 
ÁLBUM DE FOTOS
Um munícipe entrou em contato com a coluna para repassar uma ideia à Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal. Ao observar que sempre existe um fotógrafo registrando todas as sessões da Casa de Leis (e os respectivos visitantes), então por que não disponibilizar os clicks em álbum de fotos, separados por sessão, na página do Legislativo no Facebook? Está aí uma ideia para ser pensada pelo presidente da Casa, Gleison Begalli (PDT), e o chefe do setor de Comunicação, o sempre prestativo Marcelo Ribeiro, também leitor assíduo da Peneira Fina.
 
RECEOSOS
A cúpula do PT acompanha atenta os movimentos do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em direção ao PSD. Pesquisas internas mostram que o gaúcho tem potencial para roubar eleitores mais progressistas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
INDECISOS
O grupo de eleitores indecisos representa quase a metade do eleitorado (45%) brasileiro, nas pesquisas espontâneas, segundo estudo realizado pela Neocortex Data Experts, que analisou as pesquisas eleitorais para presidente realizadas desde 2019 pelos institutos Atlas, Datafolha, FSB, PoderData, IPEC, Paraná Pesquisas e Quaest.
 
NÚMEROS
Lula (PT) tem em média 26% das intenções de voto, e Jair Bolsonaro (PL) aparece com 19%. Na média das espontâneas, Sergio Moro (Podemos) tem 3%, Ciro Gomes (PDT) 2% e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 1%.
 
A FRASE
“Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos.” (Martin Luther King, Jr. (1929 - 1968) foi líder de movimentos pacíficos que buscavam o respeito aos direitos dos negros e o fim da discriminação racial nos EUA)

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.