PENEIRA FINA - 19.01.25

Catanduva agenda reunião multisetorial para combate à dengue

A Prefeitura de Catanduva realizará na terça-feira, dia 21, às 9 horas, reunião multisetorial para colocar em prática a "Ação Integrada de Combate à Dengue". Estarão reunidos, além de representantes de todos os setores da Saúde e da EMCAa, representantes da Saec e das Secretarias de Obras e Serviços, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade e Trânsito, e Meio Ambiente. Na pauta, a ampliação do combate ao mosquito com a união de todos os órgãos. No discurso, a Secretaria de Saúde afirma ter colocado em prática seu plano de contingência contra a doença desde dezembro, com compra de equipamentos para a EMCAa, soro e medicamentos para tratamento dos casos suspeitos. Na prática, as ações vêm ganhando corpo somente agora.

Mais gente

As ações contra a dengue também são decididas a partir da chamada Sala de Situação, realizadas de forma periódica e que envolvem profissionais da Secretaria de Saúde, EMCAa, Sucen, Hospital Mahatma Ghandi, hospitais da Fundação Padre Albino e Hospital Unimed São Domingos.

Novos números

Em boletim divulgado na sexta-feira, 17, Catanduva tem 39 casos de dengue confirmados desde o começo do ano. Outros 314 estão em investigação, referentes a janeiro, além de 300 exames que ficaram pendentes no ano passado e podem inflar os números de confirmações de 2024. Nas redes sociais, a Secretaria de Saúde também divulgou lista de bairros com maior número de casos nos últimos 30 dias. Na prática, tem gente doente pelos quatro cantos da cidade.

Culpa do verão

A Secretaria de Saúde afirma que, com a chegada do verão e do período chuvoso no estado de São Paulo, o número de casos sobe por conta do aumento do número de criadouros do mosquito, que se reproduz na água e com temperaturas mais altas. “Daí a importância do engajamento de toda a população, observando os quintais de suas casas, seus terrenos, fazendo denúncias, e passando essas dicas aos amigos e conhecidos”, reforça.

Flagrante

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva deteve suspeito de agredir a companheira. O autor estava na UPA e tentava acessar o interior do local enquanto sua companheira era atendida. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de violência doméstica e recolhido à cadeia.

Rumo ao Japão

Os atletas de Efootball da equipe Metatron, formada no Centro de Treinamento de Jogos Eletrônicos de Catanduva, estão participando do evento oficial do Manchester United, onde o campeão se torna o representante oficial do clube para disputar o mundial da modalidade que será realizado em Tóquio. Para ficar bem claro: tudo se passa na tela dos computadores.

Novo horário

A Central de Atendimento 1 da Prefeitura de Catanduva, que funciona no piso térreo do Paço Municipal, passará a funcionar das 9 às 15 horas de segunda a sexta-feira, a partir de amanhã. A mudança permitirá que a equipe de sete atendentes seja mantida durante todo o expediente, sem revezamentos. A intenção do governo municipal é reforçar a linha de frente nesse início do ano, período em que o movimento aumenta devido ao pagamento e dúvidas relacionadas ao IPTU.

Pessoa Idosa

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizará reunião ordinária na terça-feira, 21, às 8h30, na Casa dos Conselhos. Entre os itens da pauta está a organização do Fórum de Eleição de novos conselheiros e da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.