PENEIRA FINA – 19.01.23
Saec estuda construir escada para piracema no Lago dos Ipês
A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) publicou edital visando à contratação de uma empresa para realizar estudo de viabilidade da implantação de uma escadaria para peixes na barragem do Lago dos Ipês. A estrutura serviria para facilitar a jornada dos animais na época da piracema, quando eles nadam em direção à nascente do rio São Domingos, para a desova. Esse processo, que é fundamental para a sobrevivência de inúmeras espécies, costuma ser atrapalhado por barragens e represas. Na atual legislatura, a construção dessa escada para peixes foi solicitada pelo vereador Alan Automóveis (PP).
Corrente positiva
Desde anteontem, diversas lideranças políticas de Catanduva têm se manifestado a respeito do incidente envolvendo o comandante da Guarda Civil Municipal, Cláudio Pereira, que caiu do telhado da Escola Municipal Idette de Lourdes Frias Couto, no Glória II, enquanto atendia a uma ocorrência de furto. Alan Automóveis publicou no Facebook uma nota assinada também por seus assessores Caio Martani e Daniela Galhardo, desejando recuperação ao comandante e força à família. Outra que também prestou sua solidariedade foi a deputada estadual eleita Beth Sahão (PT), com uma publicação nos stories do Instagram.
Maria da Penha
Beth repercutiu a sanção da lei, na cidade de São Paulo, que proíbe a nomeação em cargos públicos, de pessoas que foram condenadas com base na Lei Maria da Penha. O detalhe curioso dessa notícia é que o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, teve de lidar, durante a campanha em que foi vice de Bruno Covas, com acusações de que teria praticado violência doméstica, em 2011. As denúncias, que foram utilizadas eleitoralmente, acabaram não avançando, de modo que o prefeito paulistano não tem nenhuma condenação nessa área. Outro detalhe que merece menção é que, quando deputada, Beth apresentou projeto de lei em nível estadual, proibindo a nomeação de condenados por violência sobre a mulher, para cargos públicos. Essa proposta ainda está tramitando na Assembleia Legislativa.
Em alta
Nos meios políticos regionais, comenta-se que o catanduvense Beto Cacciari (PL) está em alta junto ao secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva. Ao que tudo indica, o ex-deputado federal vislumbra um futuro político promissor para o rapaz, que vem de uma linhagem de políticos. Vale lembrar que o pai, Roberto, já foi vice-prefeito e o avô, Lúcio, presidente da Câmara Municipal de Catanduva. Na última eleição, Beto foi o candidato catanduvense mais votado a deputado federal.
Tentando a sobrevida
Desde que Sinval Malheiros (Patriota) assumiu para o mandato-tampão de um mês de duração, poucas são as informações a respeito de eventuais atividades parlamentares como votações, projetos de lei ou emendas conquistadas para Catanduva e região. Contribui para isso o fato de estarmos no recesso da Câmara, que vai até dia 1º de fevereiro. Na ausência de atividades de congressista, propriamente ditas, Sinval aproveita estes momentos derradeiros para se encontrar com ministros e tentar sua sobrevida política. Ontem, sua assessoria divulgou a notícia de que ele teria sido convidado para a festa de aniversário da ministra da Saúde, Nísia Trindade, evento que contaria com uma pequena lista de convidados. Portanto, para estar na lista, Sinval seria amigo muito próximo à ministra, tendo conseguido até uma reunião exclusiva com ela. Do que foi tratado nesse encontro, não sabemos. Nem qual o sabor do bolo servido a esses convidados “very vips”.
A propósito
Chama a atenção esse movimento de Sinval Malheiros tentando se aproximar de ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Não sabemos até que ponto isso surtirá em algo concreto, inclusive porque, se analisarmos a política partidária, o médico catanduvense está no campo da oposição ao atual governo. Na campanha do ano passado, no primeiro e no segundo turno, Sinval fez campanha para Jair Bolsonaro (PL).
Autor