PENEIRA FINA – 18.10.23
Concurso público vai reunir multidão no domingo
Está chegando a hora da prova do Concurso Público aberto pela Prefeitura de Catanduva para preenchimento de 55 vagas na Secretaria Municipal de Educação. Será no próximo domingo, data em que uma verdadeira multidão deverá se deslocar pela cidade para as avaliações. O número recorde de inscritos, exatos 3.178, forçou a administração a estabelecer três locais para aplicação dos testes: o Imes Catanduva e as escolas Octacílio e Graciema – e não apenas um único local como previsto inicialmente. Os cargos em disputa são diretor de escola, supervisor educacional, professor berçarista, professor recreacionista, professor I e professor II.
Transporte
Com tanta gente precisando se deslocar pra cá e pra lá no domingo, fica a dúvida se a Prefeitura de Catanduva vai se ajustar com a concessionária Auto Viação Suzano para oferecer transporte público na data da prova. A medida é até considerada comum nessas ocasiões.
Falando nisso
O presidente da Câmara, Marquinhos Ferreira (PT), protocolou projeto visando facilitar o acesso de jovens aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo é que o poder público ofereça transporte público gratuito aos participantes da avaliação. A matéria ainda passará pela análise e votação dos vereadores no plenário da Casa de Leis.
Indefinido
A Justiça de Catanduva barrou dois decretos editados pela Câmara de Catanduva que aumentariam o número de vereadores para a próxima legislatura. O primeiro, aprovado no mês de maio, elevaria dos atuais 13 para 19, enquanto o mais recente, do mês passado, passaria de 13 para 17 vereadores. Com base na ação popular, está proibida a realização de despesas e contratações relacionadas ao aumento do número de cadeiras. A Câmara recorre da decisão.
Outdoor
O ex-prefeito Afonso Macchione Neto tem seu nome estampado em outdoor que conclama a população a se unir para tirar os trilhos de trem da cidade. A construção do novo contorno ferroviário foi uma das principais bandeiras dos seus mandatos e ele chegou a anunciar que a obra aconteceria quando equipe da Rumo esteve na cidade em março de 2020 e confirmou a inclusão do projeto no plano de contrapartida com o governo federal. Tal contrato seria assinado dois meses depois e, em outubro, o Governo de SP também confirmou os investimentos.
Está definido
Apesar da movimentação liderada por Macchione e o empresário Ricardo Rebelato (PSD) e do plebiscito proposto pelos vereadores Marquinhos Ferreira e Mauricio Gouvea (PSDB) para que a população se manifeste sobre a retirada ou não dos trilhos de trem, o prefeito Padre Osvaldo (PL) já garantiu que a construção de viadutos e passarelas sobre a linha férrea foi autorizada e, assim, será executada pela Rumo, pondo fim à pretensão do novo contorno ferroviário.
Qual o nome?
O novo trevo da rodovia Assis Chateaubriand, em construção em Olímpia, tem dois nomes para chamar de seu, antes do batizado. O prefeito Fernando Cunha quer homenagear Renato Augusto Costa Neves, doador das terras onde foi construído o parque Thermas dos Laranjais, mas circula a informação de que o deputado estadual Itamar Borges protocolaria projeto para que o dispositivo receba o nome do médico Nilton Roberto Martines, pai do vice-prefeito Fábio Martinez. A história fez a administração municipal falar em “artimanhas políticas”.
Autor