PENEIRA FINA – 18.01.23

E Catanduva amanheceu perplexa...

Catanduvenses de todas as regiões da cidade e classes sociais ficaram perplexos com a notícia do grave incidente envolvendo o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Cláudio Pereira. Segundo informações que circularam ontem pela manhã, Claudinho, como ele é popularmente conhecido, havia ido atender a uma ocorrência na noite de anteontem, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Idette de Lourdes Frias Couto, no Glória III. Ao que tudo indica, ocorria um furto na unidade de ensino. Durante a operação, Cláudio teria caído do teto da escola, de uma grande altura, ferindo-se gravemente. 

Orações

Tão logo a notícia se espalhou, autoridades passaram a publicar nas redes sociais conteúdos pedindo orações pela saúde do comandante da GCM. O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) postou foto ao lado de Cláudio, feita há algumas semanas, informando sobre o ocorrido. Segundo a publicação do prefeito, o comandante havia passado por cirurgia e permanecia hospitalizado. "Para Deus tudo é possível. Confiemos no Senhor”, afirmou Padre Osvaldo. 

Vereadores

Além do prefeito, vereadores também se manifestaram sobre o drama enfrentado por Cláudio Pereira. Marquinhos Ferreira (PT) e César Patrick (Republicanos) fizeram posts nas redes sociais, pedindo orações pelo comandante. Já Maurício Gouvea (PSDB), que é muito amigo do oficial da GCM, publicou uma foto ao lado dele, em um aparente momento de descontração. Na imagem, Claudinho aparece em trajes comuns e não com o uniforme que sempre o acompanhou ao longo dos últimos anos, a ponto de se tornar sua marca registrada. 

Comoção

O episódio envolvendo o comandante da GCM provocou muita comoção popular. Não é para menos. Além do cargo que ocupa na corporação, Cláudio sempre foi extremamente comunicativo e assumiu a responsabilidade de fazer as relações públicas da Guarda e encarar as broncas, mesmo em situações que caberiam a outras autoridades se manifestarem. Quem não se lembra, por exemplo, das inúmeras entrevistas que ele concedeu no auge da pandemia da Covid-19, quando foi instituído o lockdown na cidade? Enquanto muitos no governo se escondiam e se calavam, Cláudio Pereira não teve receio de dar a cara a tapa. Além disso, na condição de comandante, são notórios os esforços feitos por ele no sentido de valorizar e melhorar a estrutura da Guarda, com a aquisição de novos equipamentos e viaturas. 

Cobertura eleitoral

Outro ponto que contribui para tornar o comandante uma figura conhecida na cidade é que ele está sempre pronto a atender aos meios de comunicação, sem intermediários. Nos dias das votações do primeiro e do segundo turno da eleição do ano passado, por exemplo, ele abasteceu a imprensa com informações relativas à segurança do pleito e não se furtou a conceder entrevistas, respondendo pelo cargo e pelo trabalho que realiza para o órgão público. Ele até encontrou tempo para participar ao vivo da cobertura feita pela Vox FM, ocasião em que trouxe várias informações em tempo real e até relatou aos espectadores a história absurda - mas verídica -, da eleitora catanduvense que tentou furar a fila de votação usando uma boneca disfarçada de bebê (ela pretendia receber atendimento preferencial, dispensado às pessoas com crianças de colo). Esse caso foi uma das ocorrências inusitadas registradas naquele dia. 

Kassab

Anteontem à noite, pouco depois do fechamento de nossa edição, na qual comentamos sobre os fortes rumores de que Padre Osvaldo estaria de malas prontas para deixar o PSDB rumo ao PSD, o próprio prefeito divulgou uma foto todo sorridente, ao lado do manda-chuva maior de sua possível futura legenda, o secretário do Governo de São Paulo Gilberto Kassab. Vai ficando claro que as conversas que circulam no meio político têm mesmo seu fundo de verdade. Aguardemos...

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.