PENEIRA FINA – 17.12.24

Catanduva recebe ‘minilote’ de vacinas contra a Covid

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o recebimento de lote com apenas 60 doses da vacina contra a Covid-19, com vencimento em 30 dias. Diante da quantidade reduzida e da urgência para a aplicação, a imunização foi centralizada no Centro de Especialidades Médicas – CEM, o Postão da rua Pará. Até então, a vacinação contra o coronavírus vinha sendo feita em cinco postos de saúde da cidade, mas desde outubro as remessas de doses pelo Ministério da Saúde têm se mostrado insuficientes para suprir a demanda, chegando a zerar os estoques.

Diplomação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) divulgou edital para expedição de diplomas dos candidatos eleitos e suplentes das Eleições 2024 em Catanduva. Os documentos serão liberados por meio do Sistema de Diplomação dos Eleitos e Suplentes na quinta-feira, 19, às 14 horas. A partir dessa data, portanto, os candidatos serão considerados diplomados para todos os fins de direito.

Imperial

O prefeito Padre Osvaldo (PL) esteve na escola municipal Coronel Pedro da Motta, no Imperial, para entregar as chaves da sala de almoxarifado e banheiros que serão utilizados pelo projeto esportivo liderado por Manoel Gol de Ouro, que atende mais de 400 crianças no contraturno escolar. A Associação Criança de Ouro contribui para a formação esportiva e de cidadania.

Falando nisso

A Associação Criança de Ouro realizará festa natalina para a criançada atendida pelo projeto no dia 21 de dezembro, próximo sábado, e para isso está em busca de doações para conseguir distribuir pipoca, algodão-doce, sorvete e brinquedos. O auxílio pode ser feito em qualquer valor por meio do Pix tipo CNPJ: 41.061.619/0001-93.

Coqueluche

A região Noroeste Paulista registrou a primeira morte por coqueluche neste ano. A vítima foi uma bebê de 2 meses de idade, natural de Castilho, que morreu na Santa Casa de Araçatuba. De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica do hospital, ela foi internada em 15 de novembro na UTI Neonatal com o diagnóstico da doença. Apesar do tratamento, ela não resistiu e morreu no último dia 10. A criança ainda não havia sido vacinada, já que a imunização contra a coqueluche é preconizada para a faixa etária de 2 meses a 6 anos.

Explosão de casos

São José Rio Preto (4), Catanduva (1) e Castilho (1). Em São Paulo, são três óbitos e janeiro a dezembro. De acordo com as estatísticas, o estado registra explosão de casos positivos. Dados do Centro de Vigilância Epidemiológica revelam que em 2024, São Paulo registrou aumento de quase 2.000% no número de casos confirmados, na comparação com o ano anterior. Até o dia 3 de dezembro, foram registrados 1.096 casos e três óbitos por coqueluche. No ano passado, foram 54 casos; em 2022, 19 casos. Não houve mortes nos últimos dois anos.

Fique Sabendo

No Dezembro Vermelho, mês que reforça a prevenção ao HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis, um dos destaques é a campanha Fique Sabendo, que incentiva as pessoas a fazerem o teste rápido para as doenças. O principal ponto de atendimento é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua Pará, nº 03, ao lado antigo Postão. Os serviços oferecidos são testes rápidos, encaminhamento para infectologista e dispensação de preservativos e medicamentos. O atendimento vai das 7 às 16h30, sem agendamento.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.