PENEIRA FINA – 17.11.22

Licitações milionárias caminham para um desfecho

Nem só de eleição vive a política brasileira. Nos municípios, os acontecimentos fervilham, especialmente aqueles que dizem respeito a dinheiro público graúdo. Em Catanduva, por exemplo, algumas licitações milionárias estão caminhando para um desfecho. O resultado delas pode trazer impactos consideráveis à vida da população.

Casa Pet

A Casa Pet, para quem não se lembra, será uma espécie de “UPA Animal” (particularmente, gostamos mais deste nome), que prestará atendimento gratuito aos bichos de estimação em Catanduva. Quatro empresas conseguiram se habilitar para terem suas propostas analisadas pela comissão julgadora de licitação: Stocco Construções Ltda., Giallo Engenharia e Construção Ltda., Octon Engenharia e Incorporação Eireli e Laura Construção Ltda.

Uniformes

Na última sexta-feira, a Prefeitura de Catanduva abriu uma nova licitação para a contratação de uma empresa que ficará responsável pelo fornecimento de uniformes aos alunos da rede municipal de ensino. O valor do contrato pode ultrapassar R$ 4,7 milhões. Ao todo, 12 mil estudantes deverão receber os kits com as vestimentas.

Tema polêmico

A distribuição de uniformes aos alunos da rede municipal de ensino tem rendido muita polêmica no governo do prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa. Depois de atraso na definição do resultado da licitação, que começou no ano passado e só foi concluída na metade do primeiro semestre de 2022, a entrega dos kits com roupas passou a ser alvo de troca de acusações entre a empresa fornecedora e a Secretaria Municipal de Educação. Entregas foram recusadas, sob o argumento de que a empresa estaria encaminhando itens em quantidade inferior ao que fora solicitado pela prefeitura. No fim das contas, o contrato foi suspenso. Mas não sem que antes, os representantes da fornecedora tenham registrado Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, contra o município de Catanduva, além de ameaçarem buscar ressarcimento na Justiça.

Quem sofre são os alunos

Não custa recordar que, nessa polêmica dos uniformes escolares, a empresa que acabou sendo contratada não havia ficado em primeiro lugar na classificação do processo licitatório. No fim, vimos como foi o desfecho. É fundamental que, desta vez, a Prefeitura de Catanduva conduza com firmeza a escolha da nova fornecedora, de modo a evitar novos problemas. No fim das contas, quem sofre com essas idas e vindas são os alunos, especialmente os de família de menor renda.

Privatização da iluminação

Outra licitação que vai avançando é parceria público-privada (PPP) - que também pode ser chamada de privatização - do serviço de iluminação pública em Catanduva. A prefeitura abriu prazo de dez dias para que o Consórcio FB -Luz, composto pelas empresas FBS Construção Civil e Pavimentação S/A e Brasiluz Eletrificação e Eletrônica Ltda, apresente documentações exigidas em edital. No caso, um laudo emitido por empresa certificada e acreditada pelo Inmetro, das luminárias que serão utilizadas na cidade. ao que tudo indica, esse consórcio caminha para assumir o contrato de dezenas de milhões de reais.

Trânsito

E por falar em privatização, da proposta do governo de Padre Osvaldo, de entregar em concessão a gestão e a fiscalização dos serviços de zonal azul no município, tem gerado preocupação na cidade. A começar pelos rumores de que o preço dispararia em 2023. Sem contar o medo de que a fiscalização possa descambar em algum tipo de indústria das multas em Catanduva.

Cortesia com chapéu alheio

Governantes adoram posar de beneméritos da sociedade, exibindo suas ações como se fossem gestos de bondade. Dificilmente, porém, alguém conta de onde sai o dinheiro para tais benfeitorias. Sobretudo quando a coisa é bancada com tributos que, cada vez mais, pesam no bolso da população, reduzindo seu poder de compra e qualidade de vida.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.