PENEIRA FINA – 17.08.23

Invasão a escola de Ariranha mostra que vulnerabilidades continuam

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) confirmou, ontem, que um ex-aluno tentou entrar na escola estadual Gabriel Hernandez, em Ariranha. Vídeos já circulavam nas redes sociais mostrando o invasor sendo detido. O caso, infelizmente, mostra que as escolas continuam vulneráveis, apesar dos ataques e ameaças vistos no país nos últimos tempos. O indivíduo estava com um pedaço de pau nas mãos e aproveitou quando o portão foi aberto para a entrada de um professor, mas sua imobilização ocorreu na área externa do estabelecimento. Segundo a Polícia Militar, ele permaneceu curto período na escola e não chegou a agredir nenhuma pessoa. Foi imobilizado por populares, com o apoio de viatura da Polícia Civil que passava pelo local. Acionada, a PM o conduziu ao hospital do município e permaneceu no local até sua transferência para internação compulsória em unidade psiquiátrica.

Providências

A Seduc-SP afirmou à reportagem que “a gestão da escola tomou todas as providências imediatas para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários, acionando a Polícia Militar” e reforçou que o indivíduo foi contido no pátio da unidade escolar, sem acesso às demais dependências. O boletim de ocorrência foi registrado e o caso inserido na Plataforma Conviva.

Campanha 2024

A deputada Beth Sahão dará a largada para a campanha eleitoral de 2024, como pretensa candidata. Isso porque ela agendou para o próximo dia 26 de agosto, às 10 horas, a inauguração do seu “Gabinete no Interior”, que está situado na rua Sergipe, 623, em Catanduva. Pelas informações de bastidores, o prédio já anda movimentado e “a pleno vapor” há semanas.

Imposto de Renda

A Prefeitura de Catanduva divulgou comunicado para alertar seus fornecedores sobre a nova regra para retenção do imposto de renda na fonte expedida pela Receita Federal. Trata-se da Instrução Normativa RFB nº 1.234, de 11 de janeiro de 2012, alterada recentemente pela norma nº 2.145, de 26 de junho de 2023, que estabelece a obrigatoriedade de os municípios reterem o referido imposto nos pagamentos a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou serviços.

Isenções

Segundo a prefeitura, ficarão isentas as empresas optantes pelo Simples Nacional e MEI. Porém, as notas fiscais deverão estar identificadas para não haver a retenção no pagamento para esses fornecedores. “Solicitamos especial atenção para o cumprimento da norma mencionada quando da emissão da nota fiscal, de forma que deverá constar na NF o valor do imposto de acordo com o novo normativo”, pede o governo municipal.

Quinto café

O Sincomercio de Catanduva, mesmo em meio à tradicional Feira do Comércio, que começou ontem e segue até o próximo sábado, no ginásio do Sesc, agendou para 12 de setembro, às 8h30, o seu 5º Café Empresarial, que terá como tema “Precificação, aprenda a dar preço ao seu produto”, com o consultor do Sebrae, Julio Cesar Lara Ribeiro. O evento é gratuito para empresas associadas, mas a confirmação de presença precisa ser feita pelo telefone 17 3531-5900.

Feira adiada

A Feira de Artesanato que estava programada para o próximo final de semana, no Aeroclube de Catanduva, acabou suspensa. O evento estava em plena divulgação e teria praça de alimentação e música. O problema é que a concorrência seria bastante forte: além da Feira do Comércio, a cidade também vai celebrar o Dia da Juventude, que terá ampla programação em frente ao Conjunto Esportivo Anuar Pachá, com direito até a show da banda Inimigos da HP na noite de sábado. O evento envolvendo os artesãos ainda não tem nova data definida.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.