PENEIRA FINA – 17.03.23

Saec inaugura bebedouros para seres humanos e animais

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) realizou, anteontem pela manhã, solenidade para inaugurar bebedouros (nas versões para seres humanos e para animais domésticos), que foram instalados em diferentes pontos da cidade. A cerimônia em si foi na avenida Theodoro Rosa Filho, no Parque dos Ipês. O prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) e a vereadora Ivânia Soldati (Republicanos) posaram para foto ao lado de uma dessas estruturas voltadas aos bichos de estimação. A parlamentar divulgou que essa obra foi feita atendendo a um requerimento de sua autoria.

Causa animal

Nos últimos tempos, várias lideranças políticas de Catanduva têm apresentado projetos nessa área. Caso do presidente da Câmara Municipal, Marquinhos Ferreira (PT), que elaborou uma proposta autorizando a instalação de bebedouros, comedouros e abrigos para animais em situação de rua, que seriam colocados em calçadas e praças da cidade.

Tiro de Guerra

Ontem pela manhã, foi realizada a cerimônia de boas-vindas a 50 novos atiradores do Tiro de Guerra de Catanduva. Nesse evento, Padre Osvaldo não compareceu, mas fez-se representado pelo secretário municipal de Administração, Richard Casal. Ele discursou e realizou uma breve saudação aos presentes.

Rebelato

O empresário Ricardo Rebelato, que tem forte vínculo com a direita e o meio militar, também marcou presença no evento no Tiro de Guerra. Ele compartilhou nas redes sociais uma foto de sua participação no evento, que teve início às 7h.

Família

Ontem, as redes sociais de Beth Sahão (PT) ainda estavam no embalo da emoção pelo retorno ao mandato de deputada estadual. A parlamentar compartilhou foto ao lado do ex-prefeito de Catanduva Félix Sahão, seu irmão, e de outros familiares. Até mesmo seu cãozinho Radji prestigiou a cerimônia de posse na Alesp.

Apoiadores

Nos stories do Instagram, Beth postou fotos com apoiadores de diversas cidades paulistas como Ipiguá, Santo Anastácio e Bauru, sem contar municípios mais próximos a Catanduva, como Catiguá e São José do Rio Preto.

Comissões

Dentro de alguns dias, passada a comoção ocasionada pela posse, deputados entrarão na disputa por espaço dentro da Casa de Leis. No caso do PT de Beth, que integra uma federação partidária com PC do B e PV, a liderança ficou com o petista Paulo Fiorillo, que está em seu segundo mandato na Alesp. Já a liderança da Minoria, que reúne os 26 parlamentares de oposição ao governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), o líder é Ênio Tatto, que, por muitos anos, ocupou a primeira secretaria do parlamento paulista. Para os demais deputados, restará agora a disputa por espaços nas comissões permanentes, situação que é definida segundo o princípio da proporcionalidade – ou seja, partidos com mais cadeiras têm direito a mais vagas em comissões. Nos últimos anos, PSDB e PT, que tinham as maiores bancadas, costumavam dominar esses órgãos. Vejamos como será, nesta nova configuração da Alesp.

Direitos humanos?

No caso de Beth Sahão, ela se encontra diante de uma encruzilhada envolvendo a Comissão de Direitos Humanos. Atualmente, ela é a deputada que mais tempo tem de atuação nesse órgão da Alesp, chegando inclusive a presidi-lo. E ali concentrou diversas das pautas de seus mandatos, como o enfrentamento à violência de gênero e a proteção à criança e ao adolescente. Pelo regimento da Casa, ela teria a prerrogativa de convocar a primeira reunião dessa comissão - isto, no caso de vir a ser indicada por seu partido para ocupar a cadeira. Resta saber, porém, se será um bom negócio trilhar por esse caminho, tendo em vista que outros parlamentares, inclusive o pop star Eduardo Suplicy, também tentarão emplacar pautas nessa área de direitos humanos. Vejamos como esse cenário irá se definir, nas próximas semanas.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.