PENEIRA FINA – 17.01.24

Dos 645 municípios paulistas, 496 tiveram a mesma restrição que Catanduva

Levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Educação de Catanduva mostrou que, dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 507 apresentaram alguma restrição e não obtiveram a verba extra do Fundeb referente ao VAAR – Valor Aluno Ano por Resultados. Desses, 496 tiveram apontada a mesma restrição que Catanduva, relacionada à BNCC. Na macrorregião em que está Catanduva, apenas São José do Rio Preto recebeu os recursos complementares.

Mais problemas

Em consulta feita pela reportagem nos motivos divulgados pelo MEC para inabilitar as cidades, é possível constatar que, na região, além da restrição quanto à BNCC, muitas cidades não comprovaram a implementação da gestão democrática, nem apresentaram redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais. Diferente do caso de Catanduva, quando há duas ou três condicionalidades dessa forma, fica inviável pensar em reverter o quadro.

Habitação

O prefeito Padre Osvaldo (PL) participou ontem do lançamento da nova fase do programa Casa Paulista, em São Paulo, juntamente com o coordenador municipal de Habitação, Rodrigo Genovês. Na ocasião, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a liberação de R$ 69 milhões, na modalidade de carta de crédito individual, para fomentar a construção de moradias populares. Catanduva será uma das cidades contempladas com subsídios.

Esperança

Padre Osvaldo reiterou junto ao secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, o pedido de financiamento da infraestrutura do Residencial Esperança, fruto de projeto habitacional da Associação Bom Pastor. A sinalização teria sido positiva.

Empregos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Catanduva dará sequência às parcerias com foco na empregabilidade na sexta-feira, dia 19. Na data, a Usina Nardini realizará atendimento para triagem de currículos e entrevistas no auditório da Prefeitura. A ação acontece das 8 às 17 horas e é necessário apresentar cópias do RG, CPF e CNH, assim como currículo atualizado.

Dinheiro não

O presidente da Câmara de Catanduva, Marquinhos Ferreira (PT), protestou diante da notícia de que o cinema do Garden Shopping passaria a não aceitar pagamentos em dinheiro, mas apenas em cartão ou Pix. “Essa decisão do estabelecimento é ilegal. Trata-se de uma contravenção penal, prevista no Decreto-lei 3.688, que trata desse tipo de prática”, escreveu nas redes sociais, afirmando que cobrará das autoridades competentes que fiscalizem e punam essa conduta.

Dinheiro sim

Questionada pela reportagem, a rede de cinemas CineX garantiu que continuará recebendo pagamentos em espécie, Pix e cartão. “A empresa reafirma seu compromisso com a legislação e com seus clientes. O objetivo do cinema é de facilitar a compra, reduzir filas e oferecer mais comodidade e segurança.”

Eleições 2024

A Polícia Civil definiu 20 locais para realização de comícios nas eleições municipais em São José do Rio Preto. A relação consta em portaria que obriga os organizadores dos eventos de campanha política a comunicarem as autoridades com 24 horas de antecedência. Em Catanduva não há lista de locais, mas o Cartório Eleitoral confirmou que a comunicação prévia é obrigatória.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.