PENEIRA FINA – 17.01.23

Próximos meses deverão ter muito “troca-troca” na política de Catanduva

Em que pese a má fama dessa expressão usada no título, aqui ela tem um tom um pouco mais puro. O troca-troca de que que comentamos é partidário. Com a mudança nos governos estadual e federal, a correlação de forças também se altera, influenciando diretamente a realidade nos municípios. Para manterem a interlocução e o acesso aos recursos, prefeitos terão de buscar realinhamento partidário. Em breve, começaremos a ter notícias de que lideranças estão mudando de legenda. Será assim até o ano que vem, quando se encerrará o prazo para esse tipo de migração. Inclusive, no meio político de Catanduva são fortíssimos os rumores de que o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa estaria de malas prontas para deixar o PSDB. 

De volta às origens

Para quem não se lembra, muito antes de iniciar seus planos de se candidatar, quando ainda era apenas um apoiador de peso de candidatos, Padre Osvaldo chegou a ser cacique local de outro partido. Era o PSD de Gilberto Kassab, que havia acabado de criar a legenda para servir de base de apoio do governo de Dilma Rousseff (PT). Isso foi no início da década passada. Na condição de presidente dessa agremiação, Padre Osvaldo esteve na coligação da então candidata a prefeita Beth Sahão (PT). Segundo informações que circulam forte no meio político de Catanduva, o sacerdote já estaria com um acordo costurado para retornar a seu ex-partido, com as bênçãos de Kassab. 

Direção definida

As mesmas fontes que cravam Padre Osvaldo no PSD afirmam que a comissão provisória já estaria até definida e seria presidida por Caio Fordiani, que entrou na política pelo PSDB e atualmente ocupa o cargo de coordenador de Comunicação na Prefeitura de Catanduva. Conforme frisamos acima, essas conversas de bastidores ainda não estão confirmadas oficialmente. Mas elas vêm sendo repetidas por muita gente, tal como fumaça indicando fogo. Quem viver verá. 

Provável candidato

Desde o início do atual mandato, Caio Fordiani tem demonstrado muita proximidade e influência junto a Padre Osvaldo, ao mesmo tempo em que vem conquistando mais e mais espaço no governo. Muitos acreditam que ele será candidato a vereador em 2024. Se será mesmo ou não, o fato é que está pavimentando seu caminho político, fazendo interlocuções e construindo apoios noite e dia, sempre ao lado de Padre Osvaldo. 

Governos estadual e federal

O PSD tende a se converter em um destino atrativo para políticos de todas as plumagens, após o naufrágio do PSDB. Isto porque Kassab é, atualmente, o nome mais forte dentro do governo estadual, comandado por Tarcísio de Freitas (Republicanos). O ex-prefeito de São Paulo ocupa o cargo mais estratégico, dentre todas as secretarias. Estar ao lado dele certamente criará uma trilha mais amena para quem deseja dialogar nas altas esferas estaduais. Por outro lado, Kassab teve o cuidado de deixar uma porta aberta com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com direito até a três ministérios: Minas e Energia, Pesca e Agricultura. 

Rompeu

Na noite deste domingo, o ex-secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo Jean Bertozzi anunciou seu rompimento com a família Vinholi. Sua relação com o ex-prefeito Geraldo e o filho Marco já durava 20 anos, dos tempos em que Vinholi pai ainda era deputado estadual. Muita gente nem faz ideia, mas Jean Bertozzi teve papel decisivo na tomada do diretório municipal do PSDB, que estava nas mãos do grupo do então prefeito Afonso Macchione Neto, mas, em 2011, foi parar no colo de Vinholi, pavimentando sua vitória a prefeito no ano seguinte. 

Luto

A Prefeitura de Catanduva e a Câmara Municipal decretaram luto pelo falecimento do empresário Antônio Celidonio Ruette, fundador do Grupo Ruette (atual Tietê Agroindustrial), ocorrido na madrugada de ontem. Além de sua atividade como empreendedor de sucesso, ele apoiou intensamente projetos esportivos, sociais e educacionais. À família, nossas mais sinceras condolências.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.