PENEIRA FINA – 16.08.23

Começa instalação da nova atração turística no Parque do Aeroporto

Equipes da Rumo começaram a instalar os trilhos que vão acomodar um antigo vagão de passageiros integrante do acervo do sistema ferroviário brasileiro, no Parque do Aeroporto, em Catanduva. A estrutura foi doada à Associação de Antigomobilistas da Região de Catanduva (Arca) no ano passado e o uso do espaço público, que tem 30 metros de comprimento por 8 metros de largura, autorizado pelo prefeito Padre Osvaldo (PL) por meio de decreto. Nos próximos dias, serão despejadas 35 toneladas de pedras para compor o espaço e, dentro de uma semana e meia, o vagão será transportado até o local por caminhão-prancha vindo de Bauru. O vagão Gilda, de 1958, será recuperado com intuito de preservar a memória ferroviária, e ficará aberto à visitação. Será, também, ponto de referência a antigomobilistas de Catanduva e região.

Ricardo Salles

Com o projeto de instalar o vagão em mente, os integrantes da Arca conseguiram agendar encontro com o deputado federal Ricardo Salles, quando ele esteve na cidade para atividade de campanha. O ministro de Meio Ambiente de Jair Bolsonaro foi o responsável por intermediar contato com o presidente da Rumo, que confirmou a liberação de um antigo vagão-leito.

Uso interessante

Quem passa pela rua São Paulo, ao lado da linha férrea, deve ter notado o estado lastimável de vagões que integravam o sistema ferroviário, todos largados ao relento, apodrecendo dia após dia. Esse tipo de uso, viabilizado pela Rumo por meio da doação, garante uma destinação mais digna e útil ao patrimônio histórico, que foi adquirido com dinheiro do povo brasileiro.

Coquetel

A Secretaria Municipal de Cultura realiza esta noite o coquetel de abertura da 9ª Moarc - Mostra de Artes Plásticas de Catanduva. A cerimônia está marcada para as 19 horas, na Pinacoteca, que agora ocupa o salão de exposições da Estação Cultura. Mais de 40 artistas apresentam seus trabalhos na exposição, que ficará aberta à visitação de 16 de agosto a 1º de setembro.

Interdição

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva - Saec vai interditar a rua Aracajú, entre a av. José Nelson Machado e a rua Rio Branco, nesta quarta-feira, dia 16, a partir das 7 horas. No local será substituído ramal de água. A previsão é que o trecho seja liberado para o trânsito de veículos por volta das 10 hora. A Saec orienta os motoristas a procurarem por rotas alternativas.

Atraso

Professores da rede municipal de Tabapuã reclamaram, nos últimos dias, sobre o atraso do pagamento do terço de férias a que eles têm direito. Em vídeo que circulou pelas redes sociais, um advogado questiona o fato e mostra mensagem de whatsapp que teria sido compartilhada por gestores da Educação fazendo referência à queda de 20% na arrecadação do FPM – Fundo de Participação dos Municípios como justificativa para o não pagamento.

Resposta

Questionada, a Prefeitura de Tabapuã reconheceu que o atraso no pagamento do terço de férias dos professores se deu em decorrência “de um cenário financeiro desafiador que a administração pública está enfrentando” e citou a queda dos repasses federais destinados ao município e a baixa arrecadação, que teriam afetado a disponibilidade de recursos. O pagamento devido aos docentes foi efetuado pela prefeitura ontem pela manhã.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.