PENEIRA FINA – 16/08/2022

Licitação da telefonia é suspensa

A Prefeitura de Catanduva tornou a suspender a abertura das propostas da licitação para troca do sistema de telefonia, que custaria meio milhão de reais aos cofres públicos. A justificativa é readequação do edital. É a segunda vez que o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) volta atrás nessa licitação. O mais interessante é que ninguém dá uma justificativa plausível para esse vaivém. O que Ministério Público e TCE estarão achando dessas idas e vindas? 

Tudo de novo

A partir de hoje, fica oficialmente aberta a temporada de caça ao voto. Você, eleitor, será abordado pelos mais variados candidatos nas ruas, no intervalo comercial de sua novela ou enquanto ouve rádio. Políticos entupirão sua caixa de correio com santinhos e panfletos. Quando não couber mais, todo esse papel será jogado pelo portão, fazendo companhia à cinza de palha de cana queimada e às folhas secas das árvores que sujam seu quintal. Isto quando entregadores não enfiarem propaganda no limpador de para-brisa de seu carro. E de nada adiantará você tentar se refugiar nas redes sociais. Eles caçarão você lá, cada vez que você tentar se entreter com um vídeo de YouTube ou rolar seu feed do Instagram ou Facebook. 

Saturação

As recentes pesquisas eleitorais divulgadas na mídia demonstram que, neste ano, o interesse da população pelo tema política é alto. Em algumas, mais de 65% dos entrevistados afirmam estar acompanhando com muita atenção o teatro político do país, especialmente a disputa pela presidência. Candidatos a cargos legislativos, porém, devem ser cuidadosos no modo como irão abordar o eleitor, seja na forma presencial, seja na forma virtual. Como muita gente apostará nas redes sociais como meio de fazer sua mensagem ser ouvida, são grandes as chances de ocorrer o fenômeno da saturação. Ou seja: o povo ouvirá tanto de política, que pode acabar se cansando do assunto e fechando seus ouvidos àquilo que os candidatos têm a dizer.  

Comitê

No próximo sábado, 20, o ex-deputado Sinval Malheiros (Patriotas) vai inaugurar seu comitê de campanha, que funcionará na rua Brasil, no Centro de Catanduva. No último fim de semana, o médico esteve em Novais participando de um evento evangélico. Na hora de buscar o voto, nossos candidatos esbanjam ecumenismo. 

Mesmo dia e horário

Outra que vai inaugurar comitê na manhã do próximo sábado é a petista Beth Sahão. O evento dela será no mesmo horário do de Sinval, mas em local diferente (rua Amazonas). Ela esteve em São Paulo, no último fim de semana, e aproveitou para fazer foto ao lado do ex-senador Eduardo Suplicy, que, aliás, também será candidato a deputado estadual. Neste caso, porém, a campanha do PT avalia que o vereador paulistano poderá funcionar como puxador de votos, ajudando a ampliar as cadeiras da legenda na Alesp. 

Gravação

João César Moraes compartilhou nas redes imagens suas em estúdio, durante a gravação de sua participação nas inserções eleitorais do PL. O empresário catanduvense tenta se eleger deputado estadual. Ele aproveitou e compartilhou vídeo ao lado do ex-ministro e eterno astronauta Marcos Pontes, candidato ao Senado. 

Quermesse

O médico catanduvense Beto Cacciari (PL) tem feito campanha forte em Urupês, cidade onde atende há alguns anos. No último fim de semana, o candidato a deputado federal esteve numa quermesse realizada na cidade, onde aproveitou para distribuir abraços e apertos de mão aos presentes.  

Sem salário

Na manhã de hoje, a assessoria de imprensa do governador Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta se reeleger para o cargo, soltou nota informando que o Governo Estadual suspendeu o pagamento de salário que seria feito neste mês para o tenente da PM acusado do homicídio do campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo. O crime ocorreu no fim de semana retrasado, durante show ocorrido em clube, em São Paulo. A suspensão é retroativa a 7 de agosto, data em que foi decretada a prisão preventiva do policial.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.