PENEIRA FINA - 16.07.25
Delegado revela detalhes sobre prisão de acusado de 18 estupros
O delegado de Polícia, Dr. Helvio Roberto Bolzani, falou ontem sobre o cerco realizado na segunda-feira, dia 14, para prender o professor acusado de estuprar 18 alunas, condenado em 1ª instância a mais de 20 anos de prisão. Ele estava foragido há 3 anos e foi encontrado dentro de um sofá. O vídeo com o relato de Bolzani está disponível nas plataformas digitais de O Regional. Ele relembrou que os fatos ocorreram em agosto de 2022, quando a diretora da escola municipal José D’Oliveira Barreto acionou a Guarda Civil Municipal diante de informações de alunas e seus representantes legais de que elas estariam sendo vítimas de abuso sexual praticados por um professor. A ocorrência foi encaminhada ao plantão policial, onde foi lavrado boletim de ocorrência de estupro de vulnerável, e o inquérito policial foi instaurado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Catanduva. “Diante da repercussão causada pelo fato, o professor se evadiu da comarca e, até então, nós não tínhamos informações do seu paradeiro.”
Cerco policial
Foi justamente na segunda-feira que a Polícia Civil recebeu informações de que o professor teria retornado a Catanduva. “Essas informações foram submetidas à nossa inteligência policial e foi confirmado o local onde o professor se encontrava”, apontou. “Ontem, por volta de 14 horas, nós fizemos um cerco ao local onde ele se encontrava escondido e uma vez já nas dependências da residência, após vasculhar todos os ambientes e não encontrá-lo, conseguimos notar que havia alguma coisa diferente, estranha, dentro do sofá de vime que se encontrava na sala.”
Afastado
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Catanduva esclareceu que o professor acusado foi contratado por tempo determinado e teve seu vínculo encerrado em 2022, por decisão administrativa. Desde então, não mantém qualquer relação funcional com o município. “A Administração ressalta que, por se tratar de ex-prestador de serviço desligado há três anos, não detém informações sobre seu paradeiro, tampouco possui responsabilidade institucional por quaisquer atos que ele eventualmente possa ter praticado após seu desligamento.”
Luto oficial
O prefeito Padre Osvaldo (PL) e o presidente da Câmara de Catanduva, Marcos Crippa (PL), decretaram luto oficial por três dias pelos falecimentos do empresário, ex-prefeito e ex-vereador Alexandre Nobalbos e do médico e ex-vereador Dr. Renato Frati. O decreto de luto não altera o funcionamento das repartições públicas, mas as bandeiras oficiais são colocadas a meio mastro no período, que se estenderá de terça a quinta-feira desta semana.
Sem água
A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva – Saec comunicou que haverá interrupção no fornecimento de água na quinta-feira, dia 17, a partir das 12h, na região do Jardim Imperial. Isso porque a unidade de reservação que atende aquela área ficará sem energia elétrica por conta de manutenção realizada pela concessionária Energisa. O corte poderá afetar o Distrito Industrial Antônio Záccaro, Conjunto Habitacional Orlando Facci, Gabriel Hernandez, Residencial Esplanada e Jardim Imperial. A previsão é que os serviços sejam concluídos até às 18h.
Voz feminina
A Prefeitura de Catanduva realizará a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher no dia 23 de julho, das 7h30 até às 14h. A reunião busca a contribuição de propostas que possam fazer a diferença na vida das mulheres no município, a partir de políticas públicas. O encontro será no Centro de Convenções Édie Frey (Biblioteca Municipal), localizado na av. São Domingos, 880.
Autor