PENEIRA FINA – 16.07.23

Licitação para gestão da folha de pagamento de servidores fica deserta

Nenhuma informação foi divulgada pela Prefeitura de Catanduva sobre a contratação de instituição financeira para centralizar a folha de pagamento dos servidores municipais. Nem mesmo no Portal da Transparência. Porém, a reportagem de O Regional apurou que a licitação não atraiu interessados pela segunda vez. É a chamada licitação deserta. Tudo indica que o governo tentará de novo, agora mudando o modelo de pregão presencial para eletrônico. A licitação é do tipo maior oferta, com valor mínimo de R$ 5,140 milhões. Nos últimos anos, Caixa e Itaú revezaram-se na gestão da folha de pagamento, estando, atualmente, nas mãos desse último. São 3.094 servidores ativos e inativos que atingem ganho bruto mensal de R$ 14,7 milhões.

Foi rápido

A reunião entre prefeitura, Simcat e IPMC foi marcada de forma bastante rápida para tratar sobre a liberação da contagem de tempo para cálculos de benefícios dos servidores que ficou congelada durante a pandemia. Se chegou a ser prevista para segunda-feira, foi realizada na sexta, quando foi acordado prazo de 15 dias para que a Secretaria de Negócios Jurídicos aprecie a questão.

Erosões

Enquanto as obras de contenção das paredes do córrego Fundo avançam, com a instalação de gabiões nas proximidades da alameda Barcelona com a av. Daniel Soubhia, moradores do Parque Santa Paula reclamam de terem sido esquecidos. Lá, uma grande erosão que começou há quase 1 ano coloca em risco trecho da rua Abaeté e vem aumentando dia após dia. Segundo a vizinhança, a cratera ameaça romper uma rede de esgoto, depois de ter engolido um ipê com mais de 25 metros de altura. O tronco, aliás, ainda repousa no fundo do córrego.

Sem respostas

Completou 1 ano na última quinta-feira, 13 de julho, o atentado sofrido pelo professor Antônio Flávio de Fazio, que teve seu carro incendiado durante a madrugada bem na frente de sua residência. Imagens de câmeras de monitoramento registraram a ação criminosa de um indivíduo que carregando o que parece ser um galão de combustível, ateou fogo no veículo e disparou rua abaixo, em fuga. Dias antes, o mesmo automóvel havia sido pichado.

Ação política?

De Fazio tem forte atuação política na cidade, já ingressou com ações judiciais contra autoridades e mantém página na internet com denúncias. Na ocasião dos atentados, ele afirmou ao jornal O Regional que suspeitava de motivação política, apesar de reconhecer que nunca havia presenciado uma situação semelhante na cidade apesar de longos anos de militância. Também disse temer qual seria a próxima ação que sofreria, preocupando-se com sua própria segurança.

Eleições

Confirmada a filiação do empresário Ricardo Rebelato ao PSD, vindo do Progressistas. Ele esteve recentemente em São Paulo em encontro com Gilberto Kassab, presidente nacional do partido e secretário estadual de Governo e Relações Institucionais. “Uma nova história sendo traçada”, escreveu Rebelato, na ocasião. Ele deve se lançar candidato a prefeito no próximo ano.

Taxar turistas

A Prefeitura de Olímpia não poderá cobrar taxa de turistas. A decisão é do Tribunal de Justiça de São Paulo, que julgou inconstitucional a Taxa de Turismo Sustentável (TSS) proposta pelo governo municipal. A cobrança seria feita por hotéis, pousadas, resorts e similares, parques aquáticos, temáticos e atrações de entretenimento. O valor arrecadado seria repassado à prefeitura.

Visita na ETE

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) recebeu alunos do Projeto Pescar. A ação faz parte do Projeto EcoFérias, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Durante a ação monitorada, eles conheceram o passo a passo do processo de tratamento de esgoto em Catanduva. O conteúdo reforça a temática trabalhada em sala de aula. Os jovens também visitaram a Cooperativa Recicla Catanduva e o aterro sanitário do município.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.