PENEIRA FINA – 16.05.23

Mobilização contra a Câmara deve ganhar corpo nesta terça-feira

Cidadãos insatisfeitos com decisões recentes da Câmara de Catanduva, que aprovou o aumento do número de cadeiras, bem como dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e dos vereadores, começaram a se organizar em movimentos populares. É forte a tendência de que haja mobilização em frente à Casa de Leis na sessão desta terça-feira, não apenas com uma, mas com várias lideranças distintas, que se compõem pelas redes sociais. A reportagem manteve contato com integrantes de um desses grupos, que definiu comissão principal e até está levantando recursos. A ideia é reforçar o protesto com carro-de-som, faixas e panfletos. Vamos ver como os parlamentares vão lidar com a pressão da população.

Cassação

O prefeito Padre Osvaldo editou decreto para suspender, em definitivo, a eficácia de artigos da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara Municipal que tratam sobre o rito para cassação de prefeito, vice-prefeito e vereador. A ação direta de inconstitucionalidade foi apresentada pela prefeitura em 2019, em meio à polêmica que levou à cassação do ex-prefeito Afonso Macchione Neto. O Judiciário reconheceu pedidos de nulidade do processo.

Audiência 1

O Câmpus Catanduva do Instituto Federal de São Paulo realiza audiência pública hoje, das 15 às 17 horas, para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2028). O documento define a missão da instituição e estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo período de cinco anos. A participação da comunidade favorece o alinhamento disso tudo às demandas locais e regionais. A entrada é gratuita.

Audiência 2

A Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara de Catanduva realizará no dia 24 de maio, às 16 horas, audiência pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do município, relativas ao primeiro quadrimestre do exercício de 2023, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. O horário escolhido, porém, não parece ser nada “popular”.

Poupatempo

Testes de pressão arterial e glicose serão realizados gratuitamente para o público que estiver no Poupatempo de Catanduva nesta terça-feira, das 14 às 17 horas. A campanha “Bem-Estar e Saúde” é iniciativa da Faculdade de Medicina de Catanduva – Fameca/Unifipa e tem o intuito de conscientizar funcionários e cidadãos sobre Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. No posto, os alunos do curso também apresentarão informações sobre as duas doenças.

Incêndio

A primeira reunião da Brigada Municipal de Incêndio 2023 foi realizada nesta segunda-feira, na sede da Saec. O objetivo é capacitar a equipe para o período de estiagem. Durante a reunião foi alinhado o planejamento de combate a incêndio e discutidas ações que devem ser realizadas. A Brigada Municipal é formada por representantes da Saec, Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Civil, Defesa Civil, Polícia Ambiental e da usina Cofco International.

Censo continua

Para que não restem dúvidas, as ações finais da etapa de apuração do Censo Demográfico de 2022, que envolvem coleta de informações, continuam até o dia 28 de maio. Os dados definitivos de população do Censo serão divulgados pelo IBGE, impreterivelmente, em 28 de junho. Quem não respondeu ao questionário ainda pode fazê-lo via telefone ou internet.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.