PENEIRA FINA – 16.04.23

Comitiva de parlamentares e lideranças do Acre visita Catanduva

A manhã deste sábado (15) foi para lá de agitada no Hospital Mahatma Gandhi, em Catanduva. A instituição recebeu uma comitiva formada por autoridades do estado do Acre, que contou com as presenças do secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal; do senador Alan Rick (União Brasil); e dos deputados federais Zezinho Barbary (PP) e Eduardo Velloso (União Brasil). As lideranças estavam em Rio Preto, onde visitaram o Hospital de Base, e depois vieram a Catanduva, com o objetivo de conhecerem melhor a estrutura da instituição psiquiátrica.

Outra realidade

Localizado na Região Norte, o Acre conta atualmente com apenas um hospital psiquiátrico de referência, que funciona na capital Rio Branco. O estado conta com apenas 20 municípios, dos quais somente cinco têm mais de 30 mil habitantes. Muitas não contam com acesso rodoviário e só podem ser acessadas por barco ou avião. Numa condição dessas, é de se imaginar a dificuldade para se garantir atendimento especializado, especialmente em áreas como cardiologia ou saúde mental. A visita do secretário e dos parlamentares visou, justamente, buscar soluções para essas dificuldades.

Parcerias

Embora ainda estejam na fase das conversas, a vinda da comitiva aparenta carregar boas perspectivas para as instituições de saúde visitadas. As autoridades acreanas falaram abertamente em firmar parcerias futuras, aproveitando as expertises dos dois hospitais.

Prefeito

O prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), prestigiou a visita da comitiva acreana ao Hospital Mahatma Gandhi. O chefe do Executivo teve a oportunidade de responder aos visitantes muitas dúvidas sobre o funcionamento da rede de saúde do município.

Hóspedes oficiais

O vereador Alan Automóveis (PP), vice-presidente da Câmara Municipal, foi quem representou o legislativo nessa agenda oficial com as autoridades do Acre. Ele entregou aos visitantes o decreto que declarou os membros da comitiva hóspedes oficiais da Câmara de Catanduva.

Muitas frentes

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo anunciou, nesta semana, a relação das frentes parlamentares constituídas por deputados e deputadas. Nada mais são do que grupos, compostos por parlamentares, que visam debater temas específicos da sociedade. O que chama a atenção é a quantidade de frentes parlamentares que foram criadas nesta legislatura: nada menos que 80. Dentre elas, estão a “Cannabis Medicinal e Cânhamo Industrial” (substâncias mais conhecidas como maconha); “Apoio aos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores - CAC's”; e “Apoio ao E-Sports e Profissionais do Setor”. Resta saber se todas essas 80 frentes parlamentares farão algo de efetivo para a população ou se servirão apenas para que seus idealizadores incluam informação em seus respectivos currículos. Quem viver verá!

Compras mais caras

Nesta semana, o governo federal anunciou que pretende dar fim à isenção tributária para as compras feitas em plataformas de e-commerce sediadas no exterior, em valores abaixo de US$ 50,00. Por ora, a medida soa muito nebulosa. Os idealizadores dizem que ela não afetará os consumidores e sim empresários que usam a regra atual para sonegar impostos. Pode ser. Em todo caso, as classes C e D ficam de orelha em pé, temendo que os produtos fiquem mais caros nas compras on-line.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.