PENEIRA FINA - 16.03.23

Posse de deputados estaduais mobiliza políticos 
 
Foi realizada, na tarde de ontem, a posse dos deputados estaduais de São Paulo. Catanduva e região voltam a ter representante na Assembleia Legislativa, com o retorno de Beth Sahão (PT) ao parlamento. A petista compartilhou em suas redes fotos e vídeos relacionados ao evento, como o momento em que faz o juramento para os quatro anos de mandato, com a frase: “Assim o prometo, senhor presidente”. Ao todo, 94 deputados estaduais assumiram para a nova legislatura. A maior bancada é a do PL, de Bolsonaro, seguida do PT, de Lula. Sinal de que veremos em nível estadual um pouco mais da mesma polarização que marcou a política nacional, nos últimos anos.  
 
Elogios  
 
Em um dos vídeos postados no Instagram, Beth Sahão arrancou elogios de figuras conhecidas da política nacional, caso da ex-senadora e ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, que afirmou, em um comentário: “Que linda. Decote e amarelo lhe caem bem”. Para quem não se lembra, Beth trabalhou com Marta na década retrasada, no período em que esta ocupou o Ministério do Turismo, no governo Lula. A catanduvense era assessora especial da pasta. Mais tarde, no ocaso do governo Dilma, Marta afastou-se do PT e de seus antigos correligionários, indo abrigar-se no MDB de Michel Temer. Na última eleição municipal, em São Paulo, atuou como cabo eleitoral do tucano Bruno Covas, contra Guilherme Boulos (PSOL). Mais tarde, porém, com o retorno de Lula ao páreo da disputa presidencial, Marta reaproximou-se de seu antigo partido e dos antigos colegas de legenda.  
 
Ansiedade 
 
Minutos antes da posse, Beth postou em suas redes um vídeo comentando sobre sua sensação naquele momento. Ela afirmou que, apesar de já ter passado pela casa de leis em outras ocasiões, sentia muita ansiedade, com a proximidade do momento de retornar ao parlamento. Ela não citou nenhuma cidade ou região específica, mas se comprometeu a trabalhar em benefício daqueles que a elegeram.  
 
Presidência 
 
Conforme adiantamos neste espaço, a presidência da Alesp ficará a cargo do ex-prefeito de Guararema André do Prado (PL). Ele assume no lugar de Carlão Pignatari (PSDB). Com a saída do político de Votuporanga do comando da Casa, o catanduvense Julinho Ramos também deixa a Secretaria-geral de Administração da Assembleia. Em seu lugar entrará Murilo Macedo, que estava na Prodesp e foi chefe de Gabinete do tucano Samuel Moreira, nos tempos em que ele presidiu o Legislativo.  
 
Legado 
 
Julinho, nos últimos dias, tem procurado compartilhar conteúdos nas redes, que destacam o legado deixado por sua passagem pelo parlamento paulista. As medidas incluem projetos voltados à sustentabilidade, como o Alesp Sem Papel, e também ações que mexeram na estrutura administrativa do Legislativo, como a realização do concurso que contratou diversos servidores, recentemente. Dias atrás, ele postou foto recepcionando dezenas dos concursados, que iniciavam seus passos na carreira pública.  
 
Destino 
 
Ainda não se sabe qual será o destino político de Julinho Ramos. Depois de se eleger vereador em 2012, ele disputou a Prefeitura de Catanduva, sem conseguir se eleger. Após passar alguns anos atuando na iniciativa privada, no Grupo Tereos, ele foi convidado por Carlão Pignatari para assumir o cargo na Alesp, onde permaneceu até agora. Não está claro se ele retornará a Catanduva, tentando se cacifar para participar da disputa municipal, em 2024. Ou se seguirá trilhando novos rumos na política estadual ou mesmo nacional. Vale lembrar que Julinho tem boas relações não apenas com o principal nome do governo estadual, o secretário Gilberto Kassab, como também tem portas abertas no governo federal, onde seu amigo Roberto Perosa ocupa o cargo de secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.