PENEIRA FINA – 16.01.24

Catanduva perde Fundeb complementar; Secretária de Educação classifica como equívoco

A secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, manifestou-se no final da tarde de ontem sobre a não liberação de recursos complementares do Fundeb para Catanduva, referentes ao VAAR - Valor Aluno Ano Resultado, que afere o cumprimento de critérios técnicos pelas redes de ensino. O município teria deixado de receber R$ 1,5 milhão, por, em tese, não respeitar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017, em seu sistema de ensino. Na visão da gestora, entretanto, trata-se de equívoco do Ministério da Educação, o MEC, que precisa ser reparado. Ela afirmou que Catanduva aderiu à BNCC desde 2019 e que todos os materiais utilizados nas escolas, didáticos e complementares, são alinhados ao currículo nacional.

“Resultados comprovam”

Para Cláudia Cosmo, o fato de a rede municipal ter, segundo ela, obtido melhoria nos índices de aprendizagem no pós-pandemia comprova que o município segue as orientações do governo federal em termos de currículo. “Se estivéssemos usando um currículo diferenciado, não seria o cobrado nas avaliações”, pontua, projetando que o resultado não seria positivo.

Vai exigir reparação

Considerando que as cinco condicionalidades previstas teriam sido atingidas por Catanduva, Claúdia Cosmo entrou em contato com o MEC e o FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação pedindo a reparação. “Como pode ser provado, comprovado e vivenciado nas escolas, a rede municipal de educação segue as normas curriculares nacionais”, disse ela.

Tem mais na Vox

Cláudia Cosmo estará hoje no V1 Notícias, na Vox FM, para falar justamente sobre o Fundeb e o fato de Catanduva não ter recebido a verba complementar. O programa começa às 7 horas.

Gastronomia

O projeto Rotas Gastronômicas, do Governo de São Paulo, selecionou um estabelecimento da região para compor a 9ª Rota Turística e Gastronômica de São Paulo. Trata-se da Rebuá Charcutaria, de Tabapuã, que já foi tema de reportagem do jornal O Regional, no ano passado. A seleção teve mais de 100 inscritos, 30 visitas técnicas realizadas e apenas 15 selecionados.

Muita história

A Rebuá Charcutaria fica na Fazenda Volta Redonda, propriedade rural centenária de Tabapuã adquirida pelo Capitão Horácio Antonio Nascimento em 1902, possui 1.400 alqueires e teve como principal atividade a plantação de café, com mais de 1 milhão de pés plantados e 80 casas construídas para colonos no início do século XX. A visita ao local é carregada de história.

Empregos

Os moradores de Palmares Paulista podem participar do Feirão do Emprego que está acontecendo até o próximo dia 25 de janeiro no Clube Recreativo Francisco Giglio. No local há oportunidades para início imediato, direcionamento para vagas por perfil e equipes de várias empresas parceiras presentes. A iniciativa é da Prefeitura de Palmares Paulista e o atendimento é das 8h30 às 18h30.

Eleições 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe até a próxima sexta-feira, 19, sugestões sobre as regras que vão valer para as eleições municipais de outubro. Ao todo, são 10 temas sob consulta, que devem ser regulados por resoluções eleitorais a serem votadas pelos ministros da Corte. Entre os pontos mais sensíveis está a regulamentação do uso da inteligência artificial no contexto das eleições. O link de acesso é https://www.tse.jus.br/#/.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.