PENEIRA FINA – 15.08.23

Coworking do Crea-SP servirá para enfrentar problemas do poder público

Bastou o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese, afirmar que o CreaLab Coworking, inaugurado ontem na sede da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Catanduva, terá como um dos seus objetivos a solução de problemas vivenciados pelo poder público para que o prefeito Padre Osvaldo (PL) “convocasse” seus gestores a usufruir do espaço. A intenção do projeto do conselho, que se espalhará rapidamente por São Paulo – somente ontem, eram quatro inaugurações previstas – é que a engenharia apoie as gestões públicas no desenvolvimento e implementação de soluções para problemas nas áreas de saneamento, acessibilidade, planejamento urbano, mobilidade e sustentabilidade, por exemplo. Ou seja, o equipamento favorece o profissional, mas cumpre seu papel em favor da sociedade.

Emenda

O presidente da Câmara de Catanduva, Marquinhos Ferreira (PT), divulgou foto ao lado do deputado federal Carlos Zarattini, colega de partido, que prometeu destinar R$ 600 mil para a saúde local. “Essa verba será direcionada para diversas áreas, visando melhorar o atendimento e cuidado com a população”, garantiu o vereador, enaltecendo o trabalho desenvolvido em prol da comunidade. “Buscando sempre o bem-estar e a qualidade de vida de todos.”

Adiada

A audiência pública que seria realizada em Catanduva, no sábado, 12, para debate sobre o orçamento estadual do próximo ano acabou adiada pela Assembleia Legislativa de São Paulo. A divulgação do evento, bem como de seu adiamento, aliás, foi bem tímida. Ontem, não havia nada sobre o tema no site do Legislativo municipal, tampouco na página da própria Alesp. Uma possibilidade ventilada seria a data próxima ao Dia dos Pais, que afugentaria os participantes.

Bônus

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou novidades para a próxima bonificação, que deve ser paga em 2024 referente ao ano letivo de 2023. O cálculo levará em consideração os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e, além da evolução nesse indicador nacional, serão consideradas a frequência dos alunos entre agosto e novembro e a participação dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Metas

Conforme o governo estadual, cada escola receberá duas metas: ouro e diamante, que representam o pagamento de cerca de um ou dois salários, respectivamente. As metas são individuais e levam em consideração o IDEB atual (2021) da unidade, condições estruturais (tamanho, se é parcial ou integral e os turnos de atendimento) e o perfil racial dos estudantes.

Falando nisso

Portaria do Ministério da Educação, publicada nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial da União, autorizou o repasse de R$ 15,7 milhões para 46 municípios criarem novas vagas de educação infantil, na rede pública de ensino. Os recursos são do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).No Estado de São Paulo, apenas uma cidade foi contemplada: Jaú.

Empregos

Estudo da Fundação Seade aponta que a região de São José do Rio Preto, que engloba Catanduva, registrou a criação de 771 empregos formais no mês de junho, segundo dados do Caged. Os novos postos de trabalho se dividiram na agricultura (47), construção (101), serviços (566), indústria (-64) e comércio (121). No Estado de São Paulo o aumento do emprego formal foi de 0,3% no período, com a geração de 36 mil novos postos de trabalho. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, foram criadas 276 mil vagas no Estado, de acordo com o Caged.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.