PENEIRA FINA – 15/07/2022

Placa coberta

O leitor desavisado, ao se deparar com estas placas cobertas por lonas pretas, talvez seja induzido a crer que se trata de alguém expressando seu luto ou coisa do tipo. Longe disso. Como estamos em plena vigência da lei eleitoral, fica proibida a veiculação, pelo poder público, de peças publicitárias que possam ser consideradas como propaganda para determinado candidato, desequilibrando a disputa democrática. É o caso desta placa (foto), que sinaliza uma obra viária no Jardim Sotto. Certamente, optaram por essa solução para não terem de arrancar e depois reinstalar a peça da eleição ao fim da eleição, já que a tendência é que o serviço ainda não estará concluído, até lá. 

Reunião com professores

Por falar em Padre Osvaldo, ontem o prefeito reuniu-se com servidores da área da educação, em evento intermediado pelo Simcat e que contou com a presença de sindicalistas e de secretários municipais, inclusive o de Finanças, Wellington Vanali. Segundo divulgado pela assessoria do chefe do Executivo, durante o encontro foi abordada a questão da valorização dos profissionais da educação. 

Diretoras

A situação das diretoras que atuam na rede municipal de ensino foi um dos assuntos administrativos tratados durante a reunião. Padre Osvaldo anunciou o fim da gestão compartilhada de duas escolas pela mesma profissional, prática que tem sido comum em Catanduva, nos últimos anos. De acordo com o prefeito, dentro dos próximos dias começará a ser feita a remoção de diretoras e demais servidoras que atuam em cargos de gestão em mais de uma escola, ao mesmo tempo em que serão convocadas as candidatas aprovadas no concurso público, para que assumam essas vagas. 

Valorização

Na divulgação feita pelo padre, ele não traz nenhuma declaração enfática a respeito da questão do Piso Nacional do Magistério. O tema, se chegou a ser tratado durante a reunião, não mereceu grande destaque no texto que ele postou nas redes. Em relação a isso, o prefeito assim declarou: “Falamos sobre o processo de reestruturação em andamento. Esclarecemos pontos importantes que vão impactar na valorização dos servidores da pasta.” 

E o piso?

A ausência de um posicionamento mais incisivo a respeito do Piso Nacional do Magistério levou alguns professores a escreverem comentários no post do prefeito, cobrando uma solução definitiva para a polêmica, que se arrasta há vários meses. Outros seguidores optaram por elogiá-lo, ao passo que alguns observaram que, em sua maioria, as servidoras presentes ao evento eram de cargos de gestão. “Cadê as professoras na reunião?”, questionou uma mulher. 

Audiência e Justiça

Vale lembrar que, nos próximos dias, deve pegar fogo o debate em torno do cálculo correto a ser aplicado para o pagamento do Piso Nacional do Magistério. Além da audiência pública que será realizada na semana que vem, está se extinguindo o prazo judicial para que a Prefeitura de Catanduva se manifeste acerca da polêmica. Chegará o momento em que tapinhas nas costas, selfies e reuniões amistosas não terão poder de protelar o problema. 

Revolução Francesa

Na data de ontem, para quem não sabe, foi celebrado mais um aniversário da Tomada da Bastilha, evento histórico que marcou o início da Revolução Francesa, que derrubou o absolutismo e abriu caminho para o triunfo das democracias liberais no Ocidente, além de representar também a derrocada da nobreza e a ascensão da burguesia enquanto classe dominante no mundo. O gestor municipal de Habitação, Victor Daltin, fez questão de registrar a data em suas redes e lembrar que o evento marca também o surgimento da Declaração Universal dos Direitos do Homem, texto que serve de base para todas as constituições das nações democráticas - inclusive a nossa.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.