PENEIRA FINA – 15/06/2022

Saec prorroga contrato da limpeza

A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) resolveu aditar o contrato dos serviços de limpeza urbana com a Florestana, pelos próximos 12 meses. A empresa de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, vai faturar R$ 6.341.160,96 mais o IPCA de 12,13%, tomando por referência o IPCA de abril deste ano. A empreiteira atua na cidade desde 2018. 

Novos negócios

A Florestana, a propósito, caminha para faturar mais um contrato milionário com o município de Catanduva. Ela é favorita para vencer a concorrência 05/2022, que prevê a contratação de empresa para realizar serviços de engenharia em pavimentação, inclusive com fornecimento de mão de obra. A empresa, que hoje detém os serviços de limpeza e de coleta do lixo em Catanduva, foi a única que restou habilitada na licitação e deverá ter sua proposta analisada pelo setor responsável, nos próximos dias. 

Recurso negado

A Obras e Serviços Fato S.A, de São Paulo, que também participou da licitação e acabou sendo eliminada na análise de documentação, apresentou recurso da decisão, mas o pedido foi negado no mérito. Dessa forma, a proposta financeira da Florestana seria a única a ser aberta. Não significa que, necessariamente, os valores serão aceitos e que o contrato será firmado. Porém, são enormes as chances de a empresa de Taboão da Serra garfar mais um contrato milionário em Catanduva. 

Via Sacra de políticos

Com a proximidade do período eleitoral, os catanduvenses devem começar a se acostumar com as ilustres presenças de pré-candidatos, alguns aportando pela primeira vez na Cidade Feitiço. Nesta semana de feriado de Corpus Christi, as agendas dos políticos andam agitadas. 

A Cezar o que é de Cezar

O deputado estadual Cezar, do PDT, esteve em Catanduva na noite de segunda, para reunião com militantes de seu partido e também outras lideranças locais. Ele é ex-prefeito de Santana de Parnaíba, na Região Metropolitana de São Paulo, e veio acompanhando o filho Elvis Cezar, pré-candidato ao governo estadual. Além de seu assessor, o ex-diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Rodriguinho da Feira, o encontro contou com a presença do vereador pedetista Nelson Tozo. 

Tucanos em baixa

Antes de ingressarem no PDT, Cezar e Elvis foram filiados ao PSDB. Hoje, ambos são entusiastas do ex-governador do Ceará Ciro Gomes. Pai e filho também não escondem a rejeição aos tucanos. O deputado, aliás, é enfático ao cravar o destino de sua antiga legenda: “O término do PSDB vai ser agora”, afirmou, referindo-se à eleição de outubro. 

Terceira Via

O parlamentar reconhece, por outro lado, as dificuldades dos candidatos da chamada Terceira Via romperem a polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro, que dominam a preferência do eleitorado, nas pesquisas realizadas até o momento. Cezar espera que o início da campanha propriamente dita, com a propaganda eleitoral gratuita e a maior exposição dos candidatos, possa ajudar Ciro a deslanchar. 

Energia na reabertura

Para o pré-candidato Elvis, a energia utilizada pelo governo estadual para promover o fechamento do comércio e de outros setores produtivos não foi empregada na mesma proporção, no momento da reabertura da economia. Na visão do pedetista, esse descaso governamental se reflete no grande número de pessoas desempregadas e endividadas. Ele defende a ampliação do crédito, aliada à maior oferta de cursos de qualificação profissional, como forma de superar esse quadro. 

Mais um visitante

Ontem à noite, foi a vez de Catanduva receber o ex-deputado federal Jilmar Tatto, do PT. Ele participou de plenária organizada por Beth Sahão, com quem deverá ter dobrada na região. O evento ocorreu em um buffet da cidade. Para quem não se lembra, Jilmar foi secretário de Transportes na capital, na gestão de Fernando Haddad, e candidato a prefeito em 2020, terminando em quarto lugar. A eleição foi vencida pelo tucano Bruno Covas, que faleceria no ano seguinte. 

Inscrições pré-históricas

O Imes abriu inscrições para concurso público que visa contratar um técnico de informática e um analista de tecnologia da informação. Apesar dos cargos remeterem a ideias como inovação e modernidade, a autarquia de ensino superior segue submetendo os candidatos a métodos pré-históricos. Quem deseja participar da seleção precisa ir pessoalmente ao campus do Imes para fazer sua inscrição, dos dias 20 a 30 deste mês. E detalhe: só pode ser das 14h às 18h. Internet ou aplicativo? Que nada! Se podem dificultar, para que facilitar? Este é o segundo concurso do Imes que, em poucos meses, adota esse sistema nada prático.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.