PENEIRA FINA – 15.02.23
Prefeitura de Catanduva divulga ponto facultativo de Carnaval
Na próxima semana, será Carnaval. Embora Catanduva não tenha nenhuma celebração popular agendada para esses dias, a prefeitura vai conceder ponto facultativo, que beneficiária os servidores de modo geral, exceto dos chamados serviços essenciais, com UPA, cemitério, guarda municipal, entre outros. A folga será na segunda e na terça (dias 20 e 21), com os funcionários retornando ao trabalho na Quarta-feira de Cinzas (22), após as 13h.
Câmara
Por falar em ponto facultativo de Carnaval, a Câmara Municipal também adotará o mesmo esquema de folga, na segunda e na terça, com as atividades retornando na quarta, no período da tarde.
Sem folia
Por falar em Carnaval, chama a atenção o modo como Catanduva relegou ao ocaso aquela que já foi sua principal manifestação cultural. Enquanto outras cidades da região estão anunciando festas populares para os próximos dias, na nossa a folia do Momo passará em branco.
Mas tem show
O fato de não haver Carnaval não significa que Catanduva não terá show. Nos próximos meses, que são cruciais para os eventuais planos eleitorais de Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), a cidade contará com inúmeras apresentações. Até mesmo no Dia das Mães e na Casa da Juventude. Projeto, aliás, que pode render dividendos políticos ao seu coordenador de Comunicação, Caio Fordiani, que é o principal entusiasta da construção dessa estrutura. No meio político, são fortes os rumores de que o jovem será candidato a vereador no ano que vem. Aguardemos.
Sessão mais longa
A segunda sessão ordinária da Câmara Municipal neste ano, realizada ontem, foi um tanto mais longa que o usual. Os trabalhos foram prolongados por conta da grande quantidade de moções e requerimentos que foram protocolados pelos vereadores, desde o período do recesso. Ontem, a campeã de moções de aplauso foi Ivânia Soldati (Republicanos).
Requerimentos
Para se ter uma ideia, a leitura de moções e requerimentos consumiu mais de duas horas na sessão de ontem. Dos requerimentos lidos, a maioria dizia respeito a praças com mato alto e ruas esburacadas, demonstrando que existe uma demanda reprimida imensa para ser sanada em Catanduva.
Causa animal
Nos últimos anos, vem crescendo cada vez mais o interesse da população pelas causas relacionadas aos direitos dos animais. O presidente da Câmara Municipal, Marquinhos Ferreira (PT), apresentou recentemente um projeto de lei que prevê a instalação de comedouros e bebedouros em locais públicos da cidade, de modo a garantir alimentação e água para animais em situação de rua. O texto ainda não foi votado pela Câmara.
Chips
Em 2021, a Câmara Municipal aprovou projeto de Marquinhos, que prevê a realização e mutirões de castração de animais de estimação em Catanduva, de maneira gratuita. Desde o ano passado, a proposta vem sendo implementada na cidade. Em 2023, está prevista a castração e chipagem de 500 cães e gatos no município.
Urgências
Ontem, além do projeto que trata da Guarda Municipal, seriam debatidos dois projetos de lei de autoria do Executivo, encaminhados em regime de urgência para análise do Legislativo. Um deles diz respeito ao aumento de vagas de menores aprendizes na Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec). A ideia do prefeito é incluir dez adolescentes na autarquia, além dos que já atuam por lá. A justificativa é a grande demanda de trabalho, que seria sanada com essa mão de obra.
Verba indenizatória
Outro projeto encaminhado em urgência por Padre Osvaldo prevê a instituição das verbas indenizatórias de transporte e alimentação para o superintendente da Saec, Marcos Machado. Para quem não se recorda, recentemente foi aprovada uma proposta parecida, beneficiando os secretários municipais, garantindo valores mensais maiores nos proventos desses funcionários.
Autor