PENEIRA FINA – 14.11.24

Alesp aprova projeto que proíbe uso de celular nas escolas

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou na terça-feira, 12, projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em escolas públicas e particulares. A nova lei restringe a utilização de celulares, tablets, relógios inteligentes e similares, exceto em situações que tenham relação com o aprendizado, inclusive para estudantes com deficiência. O projeto segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas. O projeto foi aprovado em regime de urgência, por consenso e sem emendas. Proposto pela deputada da Rede, Marina Helou, teve coautoria de parlamentares da direita e da esquerda e angariou 42 votos. A proposta restringe o uso do aparelho celular até fora das salas de aula, como no horário do recreio, por exemplo.

Vice-governador

O prefeito Padre Osvaldo (PL) reuniu-se na terça-feira, 12, com o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, para discutir investimentos e demandas da cidade. O encontro foi intermediado por Marco Vinholi, que também participou das conversas. Ramuth deve estar em Catanduva em evento regional de prefeitos e vice-prefeitos, que será realizado no dia 22 de novembro.

Vai reformar

Já ontem, Padre Osvaldo esteve na Escola Municipal Marisa Aparecida Vera Dervelan, no São Francisco, para visita prévia à reforma programada para 2025. Acompanhado pela secretária de Educação, Cláudia Cosmo, ele foi recebido por toda a equipe escolar e pela criançada. Padre Osvaldo verificou as necessidades de melhorias e reafirmou seu compromisso com a educação.

Falando nele

Padre, prefeito e dirigente esportivo, Osvaldo deve se lançar no mundo do empreendedorismo. Ele anunciou nas redes sociais, para breve, a abertura de uma loja virtual de artigos religiosos. “A loja virtual tem a missão de ser uma facilitadora do evangelho e propagar o reino dos céus, buscando levar a fé para todos os cantos do país”, escreveu ele em sua página com viés religioso.

Poupatempo

As unidades do Poupatempo estarão fechadas nesta sexta-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República. Os atendimentos presenciais serão retomados no sábado, 16, mediante agendamento obrigatório prévio. No feriado, as opções digitais continuam disponíveis à população por meio do portal www.poupatempo.sp.gov.br, do app e demais canais.

Novembro Roxo

Agentes Comunitários de Saúde de Catanduva participaram de capacitação realizada na Apae que abordou a prevenção da prematuridade, condição em que o bebê nasce antes de completar 37 semanas de gestação. A atividade tratou sobre pré-natal, gestação, parto e puerpério, acompanhamento do recém-nascido, além da conscientização sobre a prematuridade.

Horário estendido

As unidades de saúde de Catanduva vão abrir em horário estendido nos dias 21 e 28 de novembro, com atendimentos das 17 às 20 horas. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul e vai oferecer consultas de enfermagem, testes rápidos, solicitação de exames, atualização da situação vacinal, agendamento de atendimento odontológico e pré-natal do parceiro.

Cara nova

A Secretaria de Mobilidade de Trânsito finalizou a revitalização das ciclofaixas nos parques dos Ipês e João Paulo II. Toda a pintura do percurso foi refeita, a fim de proporcionar mais segurança e conforto para os ciclistas e pedestres que frequentam esses espaços. Bonito, realmente ficou.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.