PENEIRA FINA – 14.08.24

Reforma ‘infinita’ da piscina do Conjunto Esportivo pode acabar em setembro

A piscina do Conjunto Esportivo Anuar Pachá, em obras desde o início do ano passado, poderá ser entregue em setembro. No início deste mês, o secretário de Esportes, Marco Braga, esteve no local para vistoriar os trabalhos, ao lado do engenheiro da empresa terceirizada, e a visita gerou postagem nas redes sociais com a previsão de entrega – e muita comemoração de nadadores. No Portal da Transparência da Prefeitura de Catanduva, entretanto, o último aditamento contratual que trata sobre o tempo para conclusão da obra indica término em 5 de julho. O contrato inicial foi assinado em 19 de dezembro de 2022 no valor de R$ 1,4 milhão para reforma da piscina e construção de vestiários no local. De lá pra cá, o valor acordado subiu quase R$ 235 mil. Apesar disso, é mais do que visível que a obra emperrou.

Lá vem história

A piscina deixou de ser utilizada no fim do governo de Geraldo Vinholi. Na época, já apresentava vazamentos, embora possuísse água parcial. Ela foi esvaziada no início da gestão de Afonso Macchione Neto e Marta do Espírito Santo Lopes, em 2017, e permanece fechada até hoje. Aliás, a reabertura foi uma das promessas de campanha do atual prefeito Padre Osvaldo (PL).

Falando nele

O prefeito Padre Osvaldo esteve ontem na Casa Pet, junto com a vereadora Ivania Soldati (Republicanos), defensora da causa animal. Ele afirmou que a obra já está com o espaço “totalmente formatado” e cerca de 80% concluída. “O local será fundamental para o cuidado dos pets da nossa comunidade, oferecendo atendimento médico veterinário gratuito”, escreveu.

Transparência

Reportagem do jornal O Regional sobre reconhecimento feito ao Portal da Transparência da Prefeitura de Catanduva consta nos autos da ação civil pública movida pelo Ministério Público contra a Câmara de Vereadores. O intuito é que a Justiça determine que o Legislativo publique na internet as informações previstas pela legislação. No caso, a notícia veiculada pelo jornal foi utilizada como comparativo entre os portais: o da Prefeitura, premiado, e o da Câmara, vazio.

Não é improbidade

A ação movida pelo Ministério Público com relação ao Portal da Transparência da Câmara pede a condenação à obrigação de fazer para que sejam cumpridos artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como os princípios da publicidade e da transparência, disponibilizando na internet as informações previstas. A denúncia de improbidade administrativa foi arquivada pela Promotoria de Justiça, que concluiu que não há má-fé ou dolo por parte do Legislativo.

Feira do rolo

Será realizada mais uma edição da Feira de Arte, Artesanato e Antiguidade no próximo sábado, dia 17 de agosto, das 16 às 22 horas, em frente à Estação Cultura, na rua Rio de Janeiro. Haverá música ao vivo, praça de alimentação, brechó, antiguidades e, é claro, muitos artesanatos.

Audições

A Diretoria de Turismo de Novo Horizonte vai promover audições para encontrar talentos para participarem do espetáculo Um Conto de Natal, que fará parte da programação especial do 4º Natal Iluminado da cidade, que terá como tema Volta ao Mundo. As seletivas dos atores, cantores, bailarinos e músicos instrumentistas acontecem nos dias 24 e 25 deste mês, no Centro Cultural Gino de Biasi Filho. As inscrições serão feitas no local.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.