PENEIRA FINA – 14/07/2022

Carro incendiado

Catanduva amanheceu com as imagens chocantes (foto) do carro incendiado pertencente ao professor Antônio Flávio De Fázio. Além de já haver sido candidato a vereador e deputado, não se elegendo, ele disputou a prefeitura em 2012 contra Geraldo Vinholi e Beth Sahão, ficando em último lugar. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Polícia Civil. A vítima não descarta motivação política. De fato, não é todo dia que carros são queimados em Catanduva, ainda mais de pessoas que atuam na política.

Prejuízo material

Conhecido pelas críticas e cobranças públicas feitas a políticos com mandato e também por, volta e meia, encabeçar ações judiciais e denúncias ao Ministério Público, De Fázio ficou, pelo menos por enquanto, com o prejuízo material, já que, segundo ele, seu Corsa ano 1996 não tinha seguro. Conforme ele próprio afirmou em entrevista, enquanto atos de violência ficam restritos a bens materiais, estamos no lucro. Objetos podem ser repostos. Vidas humanas são insubstituíveis.  

Mahatma Gandhi recua

Ontem pela manhã, a Associação Mahatma Gandhi, que gerencia serviços públicos de saúde em Catanduva, emitiu nova nota abordando a polêmica do contrato dos médicos. A entidade resolveu recuar das alterações, que entrariam em vigor no dia 1º de agosto e afetariam também os dentistas que atuam na UPA e nos postinhos. Está tudo suspenso, pelo menos por enquanto.

Mudança de tom

Entre a nota de ontem e a emitida anteontem, é possível notar uma clara diferença no tom da Associação Mahatma Gandhi. No primeiro texto, a mudança nos vínculos dos profissionais - que passariam a ter relação direta não mais com a instituição catanduvense, mas com uma empresa de Ribeirão Preto chamada Amue - era dada como líquida e certa, mesmo não tendo sido previamente discutida com médicos e dentistas. A empresa de fora já havia sido contratada, sem que ninguém tivesse sido avisado. Quem quisesse permanecer, seria bem-vindo. Do contrário... Hoje, no entanto, o discurso é distinto. A associação diz estar disposta a dialogar e buscar uma solução de consenso para essa polêmica.

Professoras da rede municipal

Na próxima semana, mais precisamente no dia 21, será realizada a tão aguardada audiência pública solicitada pelos professores, a fim de debater a aplicação do Piso Nacional do Magistério em Catanduva. A reunião foi solicitada originalmente pela vereadora Taise Braz (PT) e é também assinada por Alan Automóveis (Progressistas) e Maurício Gouvea (PSDB), membros da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social da Câmara Municipal. Os docentes questionam o cálculo utilizado pela prefeitura para aferir o piso. O governo entende que o abono do Fundeb deve fazer parte da soma. Professores argumentam que não. Essa contenda matemática e jurídica representa entre R$ 500 e R$ 700 a menos no holerite de cada profissional, todo mês.

Contrato prorrogado

Enquanto aguarda a realização do concurso público, cujas provas estão previstas para ocorrer em 28 de agosto, a Câmara Municipal de Catanduva decidiu prorrogar o contrato com a advogada Juliana Balbino dos Reis, de Pirangi. O documento é datado de 11 de julho. O contrato terá vigor até 11 de janeiro do ano que vem. 

Mulher na política

Nesta quarta, o ex-deputado federal Sinval Malheiros estava em polvorosa divulgando evento de seu partido, o Patriota, em Catanduva. A atividade debateria a participação da mulher na política e o empoderamento, com direito a uma palestra de Maura Guerreiro, diretora da Apae. No convite da palestra, os organizadores fizeram questão de frisar que a empresária não possui qualquer envolvimento político.

Mudança de apelido

No Interior de SP, sempre há alguma cidade que se autointitula “A Capital de Algo”. Tem capital do Bordado (Ibitinga), do Limão (Itajobi), da Goiaba (Taquaritinga), do Amendoim (Borborema). Até o momento presente, Catanduva é conhecida como “Capital Nacional do Ventilador”. Mas uma nova alcunha pode estar a caminho. Pelo andar da carruagem, em breve seremos a “Capital Mundial da Lombada”. O governo de Padre Osvaldo (PSDB) está se esforçando ao máximo para que façamos jus a esse título.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.