PENEIRA FINA – 14/06/2022

Novo lar do prefeito

Faz alguns meses que o prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, está de morada nova. Ele vive, atualmente, em um apartamento no Centro, próximo à praça da Matriz. Por vários meses, porém, os documentos públicos da administração municipal continuaram a informar o antigo endereço, numa casa alugada no Jardim do Bosque. Os dados foram atualizados há algumas semanas nas publicações do Executivo. 

Endereço abençoado

A Coluna apurou que o atual endereço do prefeito é um apartamento de propriedade do Bispado de Catanduva, na rua Pará. Padre Osvaldo mudou-se para lá em meados do ano passado. Segundo fontes ligadas ao prefeito, a troca de residência deu-se por questões de segurança e privacidade. 

Leilão

Não sabemos se este fato também contribuiu para a saída de Padre Osvaldo, mas a casa onde ele vivia, no Jardim do Bosque, estava para ir a leilão judicial no ano passado, para saldar dívidas trabalhistas dos então proprietários. O prefeito, que nada tem a ver com essa história, agora habita um imóvel do Bispado. 

E as bancadas municipais?

No último fim de semana, Marco Vinholi repercutiu fotos do encontro de lideranças do PSDB e do Cidadania (ex-PPS, que por sua vez é ex-Partido Comunista do Brasil). As duas legendas formalizaram uma federação partidária para a disputa da eleição deste ano. Com isso, elas permanecerão unidas mesmo depois do pleito. Um aspecto que ainda não foi testado na prática é o impacto que isso terá nas realidades locais, que são complexas e pautadas por interesses distintos das alianças nacionais. 

Disputas locais

Alguém poderá argumentar que as federações seguem a lógica nacional, mas que as demandas locais serão respeitadas. Na prática, porém, a teoria é outra. Vejamos o caso do Cidadania e do PSDB. Na última eleição, o primeiro optou pela candidatura de Roberto Cacciari, enquanto o segundo abraçou a campanha de Padre Osvaldo. Hoje, o Cidadania conta com um vereador (Belê), enquanto o PSDB tem três. Na disputa para a presidência da Câmara, contudo, o vereador do Cidadania ficou no campo oposto ao dos tucanos. Com a formalização da Federação, será que cada bancada municipal desses partidos poderá caminhar por onde bem entender? Ou será que a fidelidade federativa terá de valer em nível municipal também? Uma discussão que tende a dar muito pano para a manga. 

Fundo partidário

Sempre é bom lembrar que o fundo partidário das legendas que fizerem federação será definido pelo número de deputados federais que elas elegerem neste ano. O partido que deixar o casamento antes do prazo ficará sem esses recursos milionários para campanhas e manutenção das atividades políticas. 

Confusão pós-jogo

A derrota em casa por 1 a 0 para a Inter de Bebedouro, na última sexta, pode ter um sabor ainda mais amargo para o Catanduva FC. Tivemos acesso à súmula da arbitragem, que relata tumulto próximo à entrada dos túneis. O documento informa que, segundo o delegado da partida, um diretor do Catanduva e outro da Inter de Bebedouro teriam adentrado o túnel de acesso aos vestiários e ido em direção aos jogadores e comissões técnicas, dando início a uma confusão generalizada, não sendo possível identificar os envolvidos. O episódio ocorreu depois do fim do jogo. 

Invasão da torcida

O documento também relata que, durante o tumulto, torcedores da equipe mandante (ou seja, do Catanduva FC) teriam pulado o alambrado e partido em direção ao túnel de acesso aos vestiários. A súmula afirma que “houve cusparadas” em direção aos policiais que faziam a segurança do local e também ao trio de arbitragem.  

Mando de campo

Os fatos narrados na súmula serão ainda analisados pelos órgãos competentes da Federação Paulista de Futebol e da Justiça Desportiva. Em todo o caso, segundo apuramos, o time de Padre Osvaldo corre o risco de perder o mando de campo, nas próximas rodadas. Aliás, o prefeito esteve no estádio Sílvio Salles, acompanhando a derrota diante do clube de Bebedouro. Com o resultado ruim, o Catanduva foi ultrapassado na liderança do grupo A do Campeonato Paulista da Segunda Divisão pelo Penapolense, que soma 17 pontos. O clube do Padre tem 16, seguido de perto pela Inter, que tem 15.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.