PENEIRA FINA – 14/04/2022

PARABÉNS CATANDUVA

Catanduva comemora nesta quinta-feira, dia 14, 104 anos de emancipação político-administrativa. A conhecida e querida Cidade Feitiço, mesmo muitas vezes sendo mal tratada por aqueles que prometeram amor à cidade, é motivo de felicidade para a grande maioria dos catanduvenses. Para Catanduva, apenas deixamos uma frase: “os políticos e poderosos passam, mas a cidade fica”. Parabéns!

PUXÃO DE ORELHA

O chefe de Gabinete da Prefeitura, o advogado Fernando Martins de Sá, solicitou na última terça-feira o uso da Tribuna Carlos Machado, na Câmara Municipal, para falar sobre os projetos. O que seria o momento para propagar os projetos do Executivo acabou, no final, sendo um belo “puxão de orelha” nos vereadores da Casa de Leis. Para alguns, Sá realizou uma aula da “Escolinha do Professor Fernando”, querendo explicar aos nobres edis o que seria a imunidade parlamentar e até onde vai. Após sua fala, o chefe de Gabinete nem esperou para ouvir os comentários e saiu rapidinho, deixando alguns parlamentares “espumando de raiva”.

LOS TRÊS AMIGOS

O problema teve início na semana passada, quando a comitiva de vereadores “Los Três Amigos”, composta por Maurício Gouvea (PSDB), Alan Marçal (Progressistas) e Marquinhos Ferreira (PT), visitou algumas escolas municipais e realizou a transmissão ao vivo pela rede social, direto dos locais, criticando por várias vezes a secretária da Educação, Cláudia Cosmo, e mostrando os problemas nos prédios. De acordo com os nobres edis, o que estava sendo feito era uma fiscalização, atendendo pedido dos munícipes.

POR OFÍCIO

De acordo com o chefe de Gabinete, se os vereadores quiserem visitar escolas e outros locais da municipalidade, devem fazer um ofício solicitando a visita. Neste momento, alguns chegaram a comentar: “é sério que ele está dizendo isso”?

MÁGICO

Na Esquina do Pecado, algumas “línguas peludas de plantão” comentavam que o advogado conseguiu armar uma arapuca para os edis, afinal, entrou na jaula do leão, deu alguns safanões na orelha do leão, e nem esperou o “gatinho” rugir. Para outros, ele foi mágico: enquanto chamava a atenção para alguns projetos da municipalidade, deixou para o final o “grande ato”. E mais um detalhe: ainda levou público (secretários e diretores municipais) para ser aplaudido.

RESPOSTAS

O vereador Marquinhos Ferreira foi enfático na resposta ao advogado: “senti que ele veio dar um recado aqui para a Casa e para alguns vereadores, mas se algum secretário não aceita crítica, então que não aceite seu cargo em comissão”. Já o edil Maurício Gouvea disse ser algo inédito o fato ocorrido. “Veio na casa do povo, e quis colocar a faca no pescoço dos vereadores. A prerrogativa do vereador é fiscalizar e denunciar”.

MANIFESTO DO PRESIDENTE

Após as críticas de Fernando de Sá e a resposta dos vereadores, o presidente da Câmara, Gleison Begalli (PDT), manifestou-se, dizendo que “de certa forma sentiu que não era a ferramenta apropriada a ser utilizada pelo advogado, vindo até esta Casa de Leis, perante as pessoas e dar um ‘puxão de orelha’ aos vereadores. Não vou entrar no mérito de ter razão ou não, mas achei desrespeitoso e considero que foi uma forma despreparada do Governo em lidar com essa situação”. 

ERROU

Não podemos esquecer que o chefe de Gabinete, Fernando de Sá, compareceu à Câmara como representante do prefeito Padre Osvaldo (PSDB), como ele mesmo disse no início do seu discurso: “estou aqui como preposto do padre, preposto do prefeito”. Agora se o prefeito quis enviar um recado direto aos vereadores, com certeza errou a mão. Essa questão não deveria ser levada em “praça pública”, e ainda querendo passar “um pito” nos parlamentares. Esse tipo de conversa deveria ter sido realizada na sala do gabinete, com portas fechadas e aí sim, “lavar a roupa suja” e colocar os “pingos nos is”, resolvendo e solucionando a questão.

FERVENDO

Mesmo que alguns outros vereadores (que não fazem parte do Grupo dos 7) tenham permanecido em silêncio, e como diz o ditato “quem cala, consente”, com essa atitude, Fernando de Sá apenas colocou fogo alto no caldeirão político, praticamente acabando com o clima paz e amor que reinava entre o Legislativo e o prefeito Padre Osvaldo, que mesmo com todas as críticas ao secretariado, sempre era poupado. Isto é, até somente na última terça-feira.

DADOS DA DENGUE

Enquanto a Assessoria de Comunicação está mais preocupada com a divulgação de shows, já passou da hora em divulgar, pelo menos semanalmente, o boletim dos casos de dengue, que estão “explodindo” na cidade, seja nas unidades de saúde ou na própria UPA.

PLANTÃO

Ontem, o catanduvense com um sorriso no rosto, em plena quarta-feira, falava em alto e bom som: “Sextou”. Afinal, hoje é feriado municipal, amanhã o feriado nacional religioso da Paixão de Cristo e no domingo, a Páscoa. Com tudo isso, o Jornal O Regional impresso retorna aos leitores e assinantes na próxima terça-feira, porém, a redação estará em esquema de plantão para trazer as notícias nas redes sociais e no grupo do Whatsapp, ficando 24 horas conectado com você. Que todos tenham uma Feliz Páscoa!

A FRASE

“Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A Páscoa ou Pessach é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais que fé, Páscoa é amor.” (Roberto Shinyashiki é médico-psiquiatra, conferencista, empresário e escritor brasileiro)

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.