PENEIRA FINA – 14.02.23

Empresa de Matão vence licitação milionária da merenda escolar

Caminha para o desfecho a licitação da merenda escolar em Catanduva. A comissão responsável pelo pregão declarou a Starbene Refeições Industriais Eireli como vencedora do certame. Com sede em Matão, a empresa foi a única classificada na licitação, que contou com outras quatro proponentes, mas que acabaram sendo barradas por questões de documentação ou por não atenderem ao edital. Inicialmente, a FGR Silva Buffet e Eventos Ltda, de São Paulo, havia apresentado a melhor proposta e arrematado o pregão. Porém, a Secretaria Municipal de Educação alega que a planilha de custos apresentada pela empresa deixou de apresentar itens relevantes como valores de adicional noturno e ou do pagamento feito a folguistas. A comissão também considerou que a quantia sugerida pela FGR Silva para a equipe técnica seria insuficiente para o cumprimento de um dos itens do termo de referência. 

Ainda pode mudar

Vale lembrar que, apesar das desclassificações, está correndo prazo recursal para que as empresas descontentes com o resultado possam se manifestar e fazer sua contestação. Pelo andar da carruagem, porém, são mínimas as chances de esse resultado vir a ser alterado. 

Uniformes e ônibus

Sempre bom lembrar que as licitações da Educação em Catanduva converteram-se em verdadeiras caixinhas de surpresa. Vide o caso dos uniformes escolares, em que a empresa vencedora do pregão acabou desistindo, passando para a segunda colocada, que também acabou não encarando a missão e assim por diante, até que finalmente a LT Global acabou sendo convocada para a vaga e topou o contrato. Mais tarde, a situação tornou-se uma guerra de acusações entre prefeitura e fornecedora, que atrasou em mais de um ano a entrega das vestimentas aos alunos da rede municipal. No fim, mesmo depois de ter cancelado o pregão vencido pela LT Global, o governo de Padre Osvaldo resolveu pegar os uniformes da empresa que, até alguns dias atrás, estava banida das licitações no município. E não podemos nos esquecer também do transporte escolar, que tanta polêmica rendeu nas últimas semanas.  

Merece atenção

O caso da merenda escolar merece atenção por parte de toda a sociedade, pois envolve um tema mais delicado do que uniformes ou transporte. Estamos falando de comida. Para muitas crianças, a merenda servida nas escolas representa a principal ou até mesmo a única refeição diária. Qualquer falha ou disputa jurídica que venha a surgir nesse serviço pode gerar problemas incontornáveis e que poderão dar muito o que falar. 

Dilma 

Em post veiculado em suas redes sociais, Beth Sahão (PT) celebrou a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff, de seu partido, para a o comando do banco dos Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. A deputada estadual eleita chegou a elencar alguns motivos pelo qual “Dilmãe” - modo como ela se refere à ex-mandatária da nação - mereceria ocupar esse cargo. Como ambas são do mesmo partido, é natural que Beth elogie a escolha. Resta combinar com os eleitores de Catanduva e região, cidade onde seu partido e Dilma enfrentam forte rejeição. É um tema que certamente renderia muita discussão.

E as emendas?

Pouca gente comentou sobre esse assunto, mas, neste mês, com o início da nova legislatura no Congresso Nacional, chegou ao fim o curto retorno de Sinval Malheiros (Patriotas) à Câmara dos Deputados, ocupando vaga deixada por Roberto Lucena (Republicanos), que assumiu a Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo. O ex-parlamentar chegou a divulgar algumas visitas feitas a ministérios e também reuniões realizadas em Brasília. Porém, até o momento ele não anunciou nenhuma emenda ou recurso para Catanduva e região. Pode ser que ele tenha negociado alguma liberação para mais adiante. Mas há um complicador. O curto mandato de Sinval foi numa cadeira do Podemos. No entanto, ele está filiado ao Patriota, que sequer tem bancada federal eleita por São Paulo.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.