PENEIRA FINA – 14.02.23
![](https://oregional.com.br/media/blog/b8539704cf9278c740604234c742cdd9.jpg)
Empresa de Matão vence licitação milionária da merenda escolar
Caminha para o desfecho a licitação da merenda escolar em Catanduva. A comissão responsável pelo pregão declarou a Starbene Refeições Industriais Eireli como vencedora do certame. Com sede em Matão, a empresa foi a única classificada na licitação, que contou com outras quatro proponentes, mas que acabaram sendo barradas por questões de documentação ou por não atenderem ao edital. Inicialmente, a FGR Silva Buffet e Eventos Ltda, de São Paulo, havia apresentado a melhor proposta e arrematado o pregão. Porém, a Secretaria Municipal de Educação alega que a planilha de custos apresentada pela empresa deixou de apresentar itens relevantes como valores de adicional noturno e ou do pagamento feito a folguistas. A comissão também considerou que a quantia sugerida pela FGR Silva para a equipe técnica seria insuficiente para o cumprimento de um dos itens do termo de referência.
Ainda pode mudar
Vale lembrar que, apesar das desclassificações, está correndo prazo recursal para que as empresas descontentes com o resultado possam se manifestar e fazer sua contestação. Pelo andar da carruagem, porém, são mínimas as chances de esse resultado vir a ser alterado.
Uniformes e ônibus
Sempre bom lembrar que as licitações da Educação em Catanduva converteram-se em verdadeiras caixinhas de surpresa. Vide o caso dos uniformes escolares, em que a empresa vencedora do pregão acabou desistindo, passando para a segunda colocada, que também acabou não encarando a missão e assim por diante, até que finalmente a LT Global acabou sendo convocada para a vaga e topou o contrato. Mais tarde, a situação tornou-se uma guerra de acusações entre prefeitura e fornecedora, que atrasou em mais de um ano a entrega das vestimentas aos alunos da rede municipal. No fim, mesmo depois de ter cancelado o pregão vencido pela LT Global, o governo de Padre Osvaldo resolveu pegar os uniformes da empresa que, até alguns dias atrás, estava banida das licitações no município. E não podemos nos esquecer também do transporte escolar, que tanta polêmica rendeu nas últimas semanas.
Merece atenção
O caso da merenda escolar merece atenção por parte de toda a sociedade, pois envolve um tema mais delicado do que uniformes ou transporte. Estamos falando de comida. Para muitas crianças, a merenda servida nas escolas representa a principal ou até mesmo a única refeição diária. Qualquer falha ou disputa jurídica que venha a surgir nesse serviço pode gerar problemas incontornáveis e que poderão dar muito o que falar.
Dilma
Em post veiculado em suas redes sociais, Beth Sahão (PT) celebrou a indicação da ex-presidente Dilma Rousseff, de seu partido, para a o comando do banco dos Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul. A deputada estadual eleita chegou a elencar alguns motivos pelo qual “Dilmãe” - modo como ela se refere à ex-mandatária da nação - mereceria ocupar esse cargo. Como ambas são do mesmo partido, é natural que Beth elogie a escolha. Resta combinar com os eleitores de Catanduva e região, cidade onde seu partido e Dilma enfrentam forte rejeição. É um tema que certamente renderia muita discussão.
E as emendas?
Pouca gente comentou sobre esse assunto, mas, neste mês, com o início da nova legislatura no Congresso Nacional, chegou ao fim o curto retorno de Sinval Malheiros (Patriotas) à Câmara dos Deputados, ocupando vaga deixada por Roberto Lucena (Republicanos), que assumiu a Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo. O ex-parlamentar chegou a divulgar algumas visitas feitas a ministérios e também reuniões realizadas em Brasília. Porém, até o momento ele não anunciou nenhuma emenda ou recurso para Catanduva e região. Pode ser que ele tenha negociado alguma liberação para mais adiante. Mas há um complicador. O curto mandato de Sinval foi numa cadeira do Podemos. No entanto, ele está filiado ao Patriota, que sequer tem bancada federal eleita por São Paulo.
Autor
![](https://oregional.com.br/media/autores/fd5846140b74f1e3ab20c72136b84ef7.jpg)