PENEIRA FINA – 14.01.23

Tristeza não tem fim. Felicidade sim. Está chegando o IPTU 2023!

Tudo o que é bom dura pouco, diz o ditado. Por essa lógica, o que é ruim dura muito? Seja como for, a gente sempre se acostuma, como bem observava Marina Colasanti. Semanas atrás, o país inteiro estava com a cabeça voltada para as festas de fim de ano. Algumas pessoas até aproveitaram para emendar uma praia e tudo mais pois, afinal, ninguém é de ferro. Nos últimos dias, voltamos à realidade do trabalho e das obrigações. E, junto, chegam os boletos e carnês para pagar. A Prefeitura de Catanduva até soltou nas redes um simpático vídeo para lembrar nossa população dessa feliz notícia, de que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) começará a ser entregue. Não há quem não se alegre em repassar, todos os meses ou numa tacada só, parte de sua renda ao poder público, a fim de ajudar a manter as estruturas do município funcionando a todo vapor. É uma sensação tão sublime, que lembra até música de bossa nova. No caso, algo como os versos “Tristeza não tem fim. Felicidade sim”, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim.  

Sem carnê

No vibrante vídeo que está sendo compartilhado nas redes, a prefeitura informa que o IPTU será entregue pelos correios, nas casas dos contribuintes. Neste ano, há uma mudança, que está sendo vendida como inovação. Em vez dos afamados carnês, que costumam ter suas folhas destacadas pelos caixas todos os meses, em um sinal de alento para os cidadãos de que o martírio em breve irá acabar, desta vez teremos uma simples folha dobrável, onde aparecem impressas as informações sobre cada parcela e seus respectivos códigos de barras. Nada de capinha personalizada com fotos e artes rebuscadas. Só folhas de papel impressas em tinta preta. Será uma medida para economizar dinheiro? Pode ser que nunca venhamos a saber com certeza. 

Reclamações

Tão logo o vídeo sobre os carnês foi divulgado nas redes, não faltou contribuinte pronto a se queixar da mudança. Pessoas idosas, principalmente, estão acostumadas aos benditos carnês e acreditam que o antigo sistema facilita na hora de acompanhar a evolução dos pagamentos das parcelas. Isto porque, conforme dissemos acima, as folhas costumam ser arrancadas pelos caixas, depois que o contribuinte paga o valor relativo a cada mês. A postura reativa aparenta ser exagerada. Ora, da mesma forma que a folha é arrancada do carnê, a parte referente a cada mês pode ser facilmente destacada no novo modelo de boleto. O fato de uma questão como esta ter se tornado alvo de discussão demonstra o quanto regrediu nossa esfera pública local. Em vez de debater o valor do IPTU ou como o dinheiro arrecadado está sendo usado pela prefeitura, alguns preferem debater se é melhor usar carnê ou boleto A4. Que fase!

Uniforme milagroso

Surpreendeu a postagem feita ontem pelo prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), informando que a Secretaria Municipal de Educação já teria recebido os primeiros kits de uniforme escolar. Isto porque, no fim do ano passado, a licitação para a compra desses itens havia sido suspensa para adequações no edital. Em 20 de dezembro, quando saiu o resultado, o processo de compra acabou sendo revogado, segundo publicação feita no Diário Oficial. Como, atualmente, a seção do Portal da Transparência que trata das licitações está com problemas na atualização, não se sabe ao certo como caminhou esse processo de compra. A situação é confusa, mas parece que os uniformes estão sendo entregues. O desafio agora é saber como isso está ocorrendo e se todos chegarão. 

Questão polêmica

No ano passado, a questão dos uniformes virou caso de polícia, com direito a registro de boletim de ocorrência feito pela LT Global, empresa que havia sido escolhida para produzir as roupas dos alunos das escolas municipais de Catanduva. Alegando atrasos, o município recusou algumas tentativas de entrega feitas pela fornecedora. E, por fim, suspendeu o contrato. Os estudantes ficaram sem uniformes no ano passado. Neste ano, Padre Osvaldo afirma já ter investido R$ 2 milhões nas compras das vestimentas para as crianças.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.