PENEIRA FINA – 13.08.24
Alerta da Polícia Militar repercute nas redes sociais
O capitão PM Pivotto, comandante da 1° Companhia de Polícia Militar de Catanduva e Região, do 30° BPM/I, divulgou alerta em vídeo veiculado nas redes sociais sobre ação de bandidos na região. A publicação feita por O Regional repercutiu e, até ontem, quase 38 mil pessoas haviam assistido à orientação. No vídeo, Pivotto diz que indivíduos estão passando casa a casa para vender itens de filantropia, mas que a atividade não passa de desculpa para que eles possam analisar as residências e possíveis hábitos das famílias, a fim de retornar e furtar o imóvel no período noturno ou no final de semana. Quem tiver qualquer informação a respeito deve ligar imediatamente para o 190 da PM, comunicar o fato e solicitar a viatura para averiguação.
Maria da Penha
A OAB de Catanduva realizará atividade alusiva ao Agosto Lilás e para celebrar os 18 anos da Lei Maria da Penha, completados este mês. Será na quinta-feira, 15 de agosto, às 19 horas, na Casa da Advocacia, com Dr. Alceu Correa Jr. e Dr.ª Isabella Borges, que vão falar sobre a aplicação do protocolo para julgamento com perspectiva de gênero na prática da advocacia como forma de enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa é da Comissão da Mulheres Advogadas.
Transparência
Enquanto a Prefeitura de Catanduva foi elogiada pela promotoria de Justiça por disponibilizar as informações públicas no Portal da Transparência, a Câmara de Vereadores é alvo de ação civil pública com a intenção de obriga-la a publicar os dados exigidos em lei na internet. A reportagem desta edição mostra que a Casa de Leis tem 15 dias para cumprir a determinação judicial.
Empregos em alta
Levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico mostrou que, de 2021 a junho de 2024, Catanduva registrou saldo positivo de 5.485 novos postos de trabalho. Os destaques ficaram para a faixa etária de 16 a 20 anos, que lidera a geração de empregos com 3.026 novas vagas. Quem tem 18 anos está no topo do ranking, com 1.344 oportunidades no período, seguido pelo público de 19 anos, com saldo de 495 empregos, e de 17 anos, com 428.
Capoeiristas
O mestre Garisto, de Catanduva, é um dos professores mais conhecidos da região, quando o assunto é capoeira. Ele foi citado recentemente no site da Assembleia Legislativa de São Paulo por ter criado, ainda nos anos 1990, o Projeto Capoeirito, com polos também em Catiguá e Barretos. "Em 2000, chegamos a formar 279 crianças num único dia aqui em Catanduva. Precisamos de cinco rodas de capoeira para dar conta e foi uma grande festa", relembrou.
Pavimentação
O prefeito Padre Osvaldo (PL) confirmou a conclusão da pavimentação da rua Renato Bueno Netto, no Jardim Oriental, e recebeu elogios nas redes sociais. O trabalho passou a ser feito enquanto a rua Luciano Romano, ali pertinho, no Conjunto Pedro Nechar, aguarda pela chegada de galerias de águas pluviais necessárias para a conclusão da obra iniciada há mais de três meses.
Quase chegando
Seguem os preparativos da Arcos - Associação e Rede de Cooperação Social para realização da Semana Regional da Pessoa com Deficiência entre os dias 19 e 22 de agosto. A programação terá uma série de atividades como palestras, feira, painel e workshop com o objetivo de abordar temáticas que despertem a comunidade e fortaleçam ações ligadas à proteção dos direitos da pessoa com deficiência.
Autor