PENEIRA FINA – 13.07.23

Buracos na vicinal entre Catanduva e Novais devem ser solucionados hoje

A Estrada Municipal Alberto Lahóz de Carvalho, que liga Catanduva a Novais, apresenta perigo em trecho próximo ao Recanto Monsenhor Albino. Há duas semanas duas crateras vêm tomando o trecho da via no sentido Novais-Catanduva, fazendo com que carros avancem para a pista contrária. Como o trecho também tem grande fluxo de caminhões, que também estão comendo faixa, o risco de acidente é iminente. Alertada pelo jornal O Regional, a Secretaria de Mobilidade e Trânsito esteve no local e indicou que o problema poderá ser solucionado pelo setor de obras nesta quinta-feira, 13, com uso de asfalto usinado a quente, que é mais duradouro. O mesmo ponto apresenta vestígios de reparos anteriores, mostrando que o problema não é recente.

Triste memória

Seis pessoas morreram depois da queda da ponte sobre o córrego dos Tenentes, próximo a esse local, em 2016. Naquela ocasião, a Prefeitura de Catanduva levou 10 dias para sinalizar o local depois que a ponte ruiu em 14 de janeiro. Porém, teve morte antes e morte depois da sinalização. Em um dos casos, a motorista teria batido justamente na barreira de concreto colocada para impedir que mais veículos caíssem na cratera. Reconstruída, a ponte foi liberada em 2018.

Oitivas

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada pela Câmara de Catanduva para apurar possíveis irregularidades envolvendo os loteamentos da Associação Bom Pastor realizará novas oitivas nesta quinta-feira, 13. Às 9 horas, os membros da comissão tomarão depoimento da secretária municipal de Contratações Públicas, Maria do Carmo Honório da Silva Garcia. Na sequência, às 10 horas, será ouvido o diretor da Secretaria de Assistência Social, Luis Rogério Sabino.

Convite

Os membros da CEI também encaminharam convite ao prefeito Padre Osvaldo (PL), para que compareça e preste esclarecimentos à população. O atual chefe do Executivo iniciou o projeto habitacional na Associação Bom Pastor, há quase sete anos, quando presidia a entidade. Todas as oitivas serão transmitidas ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara Municipal.

Homenagens

A Câmara de Elisiário faz homenagem a cinco pessoas na noite desta quinta-feira, 13, a partir das 19 horas. Uma delas será o professor catanduvense Luís Alberto Cinquarole Belissimo, que receberá o Título de Cidadão Elisiarense. Também serão entregues moções ao médico Luis Ernesto Avanci, cirurgião cardiovascular e diretor do Hospital Beneficência Portuguesa de Rio Preto. Seu irmão, sua mãe e seu pai, este in memoriam, também serão congratulados. A iniciativa é do vereador Jean Valente (Podemos)

Campanha

O Moto Clube Bad Influence continua com sua campanha de arrecadação de alimentos em andamento em Catanduva. A iniciativa é em prol do Lar dos Velhinhos, de Pindorama, que atende idosos de toda a região. O local de coleta é a sede do grupo, na rua São Paulo, 416, no Higienópolis. A campanha começou no dia 10 de maio e prossegue até 23 de julho.

Militares

O governo Lula (PT) vai encerrar o Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares), um dos principais pilares do MEC na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As escolas serão reintegradas ao formato regular até o final deste ano. Em Catanduva, apesar de anúncio feito pela ex-prefeita Marta do Espírito Santo Lopes sobre a possível instalação de uma escola cívico-militar no CAIC, o projeto nunca saiu do papel. Na região, a Prefeitura de Novo Horizonte está implantando uma unidade deste modelo, com início de atendimento previsto para o segundo semestre deste ano.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.