PENEIRA FINA - 13.05.25

Prefeitura diz que construção de nova escola representa recorde
A Prefeitura de Catanduva confirmou, ontem, a construção de mais uma escola de Educação Infantil, conforme antecipado por O Regional na semana passada. A unidade será no Residencial Vida Nova Conquista, o Nova Catanduva 3. Essa será a sexta escola inaugurada ao longo da gestão do prefeito Padre Osvaldo, de 2021 a 2025, levando-se em conta a entrega da EMEI Nelson Martins e EMEI Elissa Schettini, cujas obras foram retomadas e concluídas, e a implantação da EMEI Vanir Braz – desmembrada da unidade do Nova Catanduva I, da EMEI Antônio Nelson Zancaner, na Vila Guzzo, e da EMEI Giovanni Cesare Cauda (Padre César), no Centro. “Com a nova escola anunciada, Catanduva atinge a marca histórica de seis escolas inauguradas em quatro anos – um salto expressivo na ampliação da rede municipal de ensino. Para efeito de comparação, antes de 2022, a última escola inaugurada no município havia sido entregue em 2017”, ressaltou a prefeitura.
Quase 400 alunos
De acordo com a Secretaria de Educação, a nova unidade será construída na av. Antônio de Pádua Perosa, esquina com a rua das Pinhas, conforme modelo Proinfância Tipo 1. Ela terá capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos ou 188 em período integral, contemplando idades de 0 a 5 anos e 11 meses. O investimento previsto é de R$ 6 milhões. “Esse avanço garante não apenas o aumento da oferta de vagas, mas também a valorização da infância.”
Terceira faixa
A concessionária Ecovias Noroeste Paulista inicia hoje a instalação das barreiras rígidas de concreto, as chamadas New Jersey, entre os quilômetros 449 ao 452, na pista norte (sentido capital-interior) da rodovia Washington Luís. A estrutura garantirá segurança para motoristas e trabalhadores que vão construir a terceira faixa da via, que ocupará parte do canteiro central. Para a colocação das barreiras de concreto, será necessário interditar a faixa 1, aquela mais à esquerda no fluxo de veículos, nos dois sentidos, durante o trabalho das equipes.
Fusão
A Acapeti - Associação Catanduvense dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação, de Catanduva, e a Apeti - Associação dos Profissionais de Tecnologia da Informação, de Rio Preto, vão se unir. O início da nova fase será marcado por reunião nesta quarta-feira, 14 de maio, às 19h, na sede da empresa Infoeng, em Catanduva, quando serão apresentados os objetivos da fusão, alinhados os próximos passos e esclarecidas dúvidas de associados e parceiros.
Homenagem
A Câmara de Catanduva realizou na manhã de sexta-feira, dia 9, homenagem para as mães do Legislativo. Foi oferecido café da manhã com presença do presidente Marcos Crippa e as vereadoras Taise Braz e Laura Luiza Protetora, assessoras dos demais vereadores e servidoras.
Religião
A Paróquia de Santa Rita de Cássia inicia hoje a novena em louvor a sua padroeira. Este ano o tema será ‘’Com Santa Rita de Cássia, somos peregrinos de esperança’’. De segunda a sexta, a novena será às 5h30 e 19h30, enquanto nos finais de semana em todos os horários de missa: sábado, às 15h e 19h, e domingo, às 7h, 9h e 19h. A Oração do Terço Cassiano será sempre às 15h.
Prisão
Uma pessoa foi detida pela Guarda Civil Municipal (GCM) na manhã de sábado, 10, por ter furtado estabelecimento comercial, no Centro. O fato ocorreu após as imagens chegarem ao conhecimento da GCM; durante as buscas, uma equipe se deparou com a suspeita no Terminal Urbano Dr. Gerson Gabas. Ela confessou o crime, recolhida à cadeia e ficou à disposição da Justiça.
Autor
