PENEIRA FINA – 13.05.23

Mobilização contra o aumento salarial

O prefeito Padre Osvaldo recebeu empresários e representantes da sociedade civil na noite de quinta-feira, 11, para conversar sobre a aprovação do aumento de cadeiras no Legislativo e de mais de 100% nos subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores, decisão tomada pela Câmara de Vereadores dois dias antes. “Nessas questões a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município dão prerrogativa ao Legislativo em definir esses quantitativos. Estamos abertos, sim, ao diálogo para o bem da nossa população”, afirmou o prefeito em nota divulgada nas redes sociais, sem deixar claro se pretende vetar os projetos que tratam sobre aumentos salariais. A norma que define a quantidade de vereadores não passará por sua sanção.

Fake nem tão fake

A mensagem que circulou pelas redes sociais, também na quinta-feira, dando conta de que o prefeito receberia “toda a população para explicar sobre as mudanças que a câmara aprovou”, pelo visto tinha um fundo de verdade. Apesar de a prefeitura ter afirmado que a informação não procedia, não fez questão de dizer que haveria uma reunião fechada e com público restrito.

Arrependida

A vereadora Taise Braz (PT) postou vídeo nas redes sociais se dizendo arrependida por ter aprovado os projetos que definiram os aumentos salariais. “Eu tenho conversado com as pessoas e eu compreendo que eu fiz um voto extremamente equivocado. Projetos dessa amplitude precisam ser vistos com mais calma, principalmente com a participação da população”, afirmou. Ela também disse esperar que o projeto seja vetado pelo prefeito, para corrigir seu erro. Se esse desfecho realmente acontecer, e ela mudar de lado, ocorreria uma reviravolta nessa história.

Comércio aberto

As lojas de Catanduva poderão funcionar das 9 às 17 horas neste sábado, depois de terem prolongado o expediente até as 21 horas ontem. Isso só vale para quem pediu autorização para os sindicatos patronal e dos trabalhadores. O presidente do Sincomercio, Ivo Pinfildi Júnior, declarou há alguns dias que esperava movimento melhor do que o do ano passado.

Arrastão

A Equipe de Combate ao Aedes aegypti (EMCA) investiu esforços na limpeza dos dois cemitérios municipais nesses dias que antecedem o Dia das Mães. A data deve atrair movimento acima do habitual e, com isso, elevar o risco de que vasos, plantas e outros objetos sejam deixados ao relento, podendo acumular água e servir como criadouro para o Aedes. Além do arrastão prévio, também está previsto rescaldo na segunda-feira, a fim de evitar focos do mosquito.

Falta de água

Equipes da Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva, a Saec, empenharam-se ontem para solucionar falta de água registrada no bairro Santo Antônio e adjacentes. Os profissionais espalharam-se por várias ruas, inclusive na Vila Amêndola, para verificar nas residências a baixa pressão na rede de água. No início da noite, a Saec confirmou que o problema foi sanado de forma paliativa. Hoje os técnicos estão de plantão para monitorar a situação nesses bairros.

Mulheres free

Principal time da região, o Novorizontino entra em campo neste sábado contra o CRB, de Alagoas, e as mulheres não vão pagar ingresso, em homenagem ao Dia das Mães. Crianças de até 12 anos incompletos também não pagam. A partida é válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B e está marcada para as 17 horas, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, o Jorjão.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.