PENEIRA FINA – 12.06.24
Defesa Agropecuária faz caça a morcegos em Catanduva
Criadores de bovinos e equinos da região de Catanduva estão preocupados com a presença de morcegos hematófagos que têm atacado os rebanhos e transmitido a raiva. Por isso, ao longo desta semana, equipes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estão em Catanduva para auxiliar na captura e controle desses morcegos. O proprietário rural que tiver notado indícios de mordedura no seu rebanho deve entrar em contato com o órgão e pedir auxílio, para que a equipe vá até a propriedade.
Números preocupam
Na regional de Catanduva, foram registrados mais de 15 casos de raiva entre bovinos e equinos – para esses animais, a doença não tem cura. Os municípios com mais registros são Novo Horizonte, Sales, Irapuã, Urupês e Marapoama. Os contatos do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Catanduva são 17 3522-1996 e eda.catanduva@sp.gov.br.
Agasalhos
O Fundo Social de Catanduva distribuirá agasalhos à população no Cras do Jardim Imperial nesta quarta-feira, dia 12, das 9 às 11 horas. Todos os moradores do território foram chamados a participar e retirar peças para se proteger do frio. O prefeito Padre Osvaldo estará no local. A etapa faz parte da Campanha do Agasalho e terá outras entregas nos demais Cras da cidade.
Vacinação
Enquanto isso, a Secretaria de Saúde reforça o alerta para a vacinação contra a Covid, que entrou em nova fase após o recebimento de doses da vacina contra a XBB 1.5, subvariante da ômicron. O assunto foi tema de reportagem de O Regional na semana passada. As doses estão disponíveis no CEM e nas unidades de saúde do Gavioli, Vila Soto, Glória III, Imperial e Santa Rosa.
Quem pode
O novo imunizante está disponível para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas imunocomprometidas e com comorbidades. Além disso, quem ainda não tomou nenhuma dose do imunizante contra a Covid, também pode receber a vacina XBB.
Orçamento
A deputada Beth Sahão (PT) apresentou 110 emendas ao orçamento do estado de São Paulo para 2025 e afirmou, ontem, nas redes sociais, que as defenderá com firmeza, priorizando a saúde e a educação. Ela defende, por exemplo, a manutenção do financiamento de 1% da receita tributária estadual para a Fapesp, indo contra o governo estadual, que pretende reduzir o repasse. Sobre o anúncio de uma universidade federal em Rio Preto, ela não se manifestou.
Polêmica eleitoral
A Prefeitura de Catiguá saiu em defesa dos servidores da Educação, em especial as profissionais do setor de merenda escolar. Segundo o governo municipal, dois vereadores afirmaram, sem provas, que alimentos servidos na Escola Estadual Antônio Carlos estariam estragados e teriam provocado mal-estar em alunos. Entretanto, laudos do Instituto Adolfo Lutz mostraram que os alimentos estavam apropriados para o consumo. A prefeitura classificou a ação como uma “campanha caluniosa e de ódio movida por alguns políticos com fins claramente eleitoreiros.”
Julinão
A Prefeitura de Santa Adélia anunciou seu Julinão para o dia 8 de julho, véspera de feriado, com show de Pedro Paulo & Alex. A apresentação será na Praça Dr. Adhemar de Barros, com entrada gratuita.
Autor