PENEIRA FINA – 12.02.23

Prefeitura apresenta projeto para elevar salários de guardas municipais

A Prefeitura de Catanduva encaminhou à Câmara projeto de lei que pode ajudar a elevar os salários pagos aos guardas civis municipais. A chamada atividade extensiva suplementar de trabalho permitirá que os agentes da corporação desempenhem oito horas de atividades extraordinárias, nos dias de folga. A proposta, que foi encaminhada ao Legislativo em regime de urgência, prevê que cada guarda desempenhará tais funções apenas se desejar, com limite máximo de 15 diárias mensais por servidor. O valor previsto da remuneração pelas oito horas de atividade extensiva suplementar será 85 Unidades Fiscais de Referência de Catanduva (UFRCs), ou R$ 308,88.

Fim dos bicos

O argumento utilizado pela prefeitura para justificar a proposta é de que ela pode ajudar a reduzir os bicos, modo como são apelidados os serviços remunerados feitos pelos guardas fora do horário de serviço. Esse problema, vale lembrar, é recorrente entre os profissionais de segurança pública, de um modo geral. Por isso mesmo, a tendência é de que a atividade extensiva suplementar seja aprovada por unanimidade pela Câmara. Na justificativa do texto, o Executivo diz esperar que a maior presença de guardas municipais nas ruas, atuando no trânsito ou nas imediações das escolas, ajude a aumentar a sensação de segurança da população.

PSDB

Leitor sempre atento à nossa coluna, a jovem liderança tucana Victor Siqueira Cassiano Daltin entrou em contato a fim de corrigir informação veiculada em nossa edição de ontem. Na nota, que se baseou em informações do site do diretório estadual do PSDB, afirmamos que a convenção municipal do PSDB ocorreria ontem. Acontece que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, novo presidente nacional da legenda, decidiu jogar para agosto as escolhas dos comandos nas cidades.

Novas datas

Com as alterações feitas pela Executiva comandada por Eduardo Leite, as convenções municipais do PSDB ficarão marcadas para ocorrer entre 1 e 31 de agosto, isto no caso das cidades com menos de 500 mil eleitores, como Catanduva, por exemplo.

Sobrevida

A alteração nos prazos para realização das convenções tucanas garante, ainda que sem querer, sobrevida a Marco Vinholi em sua última grande fortaleza na política. Atualmente, o ex-deputado também ocupa cargo na diretoria do Sebrae-SP, mas a influência desse posto está muito aquém da que a desfrutada por Marco, nos tempos em que seu partido controlava o governo de São Paulo, especialmente quando ele foi secretário ou parlamentar com mandato. O filho de Geraldo Vinholi terá mais alguns meses no comando do diretório estadual, uma vez que as convenções para essa instância serão apenas em outubro (o prazo máximo para a votação ser realizada é o dia 29 do referido mês).

Cenário

Até a data da convenção estadual do PSDB, muita coisa terá ocorrido nas políticas paulista e brasileira. E já estará mais claro o papel que o partido terá no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou mesmo em relação à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dependendo de como a situação estiver, saberemos se valerá a pena ou não comandar a legenda tucana. Se bem que, mesmo não contando mais com espaços privilegiados de poder, é bom lembrar que um partido de certa envergadura, ainda mais contando com bancada de expressão no Congresso, sempre será atrativo para quem almeja o poder.

Em Catanduva

Victor Daltin, que é ex-gestor de Habitação da Prefeitura de Catanduva, confidenciou à coluna que, se tudo correr dentro do planejado, ele próprio deverá ser eleito presidente do diretório municipal do PSDB, que hoje é presidido pelo ex-prefeito Geraldo Vinholi. Ao que tudo indica, Padre Osvaldo deve ficar apartado dessa disputa. Isto se, até lá, o sacerdote já não tiver migrado para o PSD de Kassab. Quem viver verá!

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.