PENEIRA FINA – 11.09.24

Câmara rejeita pedido de abertura de CEI contra Padre Osvaldo

A Câmara de Catanduva, por maioria de votos, 9 a 3, rejeitou o pedido de abertura de nova CEI - Comissão Especial de Inquérito contra o prefeito Padre Osvaldo (PL), na noite desta terça-feira, 10. Votaram a favor do prefeito os vereadores Bellê (PRD), Gleison Begalli (PRD), Ivan Bernardi (PL), Ivânia Soldati (Republicanos), Luís Pereira (Republicanos), Maurício Riva (PRD) e Nelson Tozo (PRD), que já integram sua coligação, mais Mauricio Gouvea (PT) e Alan Automóveis (PP). Já os votos a favor da abertura da CEI foram de Cesar Patrick (PRTB), Gordo do Restaurante (PP) e Taise Braz (PT). O presidente da Casa, Marquinhos Ferreira (PT), votaria apenas para o desempate.

Motivação

A composição de uma comissão de investigação foi proposta à Câmara pelo Ministério Público, dando conta de possível improbidade administrativa cometida pelo prefeito Padre Osvaldo. Segundo o promotor Yves Atahualpa Pinto, vários requerimentos protocolizados pela empresa Viiv Empreendimentos Imobiliários foram “ignorados e não respondidos” pela prefeitura e pela Saec, o que, segundo ele, poderia caracterizar infração político-administrativa do prefeito, “sujeita ao julgamento pela Câmara dos Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato”.

Escuridão

Motoristas que percorreram o Jardim do Bosque, nas últimas noites, tinham apenas a luz dos faróis dos seus veículos para iluminar o percurso. A maioria das quadras do bairro estava às escuras, conforme mostrou vídeo veiculado por O Regional nas redes sociais. O problema se arrasta há anos e acontece de forma recorrente, sem causa aparente. Como é óbvio para todo mundo, o apagão não foi causado pela chuva, por exemplo, que há muito não aparece por aqui.

Sem resposta

Toda vez que a iluminação pública do Jardim do Bosque apaga e o questionamento é feito ao poder público, rola empurra-empurra entre Prefeitura e Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica. Desta vez, levando em conta que a iluminação pública é função da administração municipal, inclusive com o serviço terceirizado, a Prefeitura foi questionada sobre o problema. Até o fechamento desta edição, porém, não houve resposta.

Agricultura

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará nesta quinta-feira, 12, às 10 horas, os resultados da Produção Agrícola Municipal (PAM), na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), na capital paulista. A pesquisa investiga, anualmente, os principais produtos das lavouras temporárias e permanentes do País, que se caracterizam não só pela grande importância econômica que possuem na pauta de exportações, como também por sua relevância social, componentes que são da cesta básica do brasileiro.

Setembro Amarelo

Nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS), o mês de setembro será dedicado a atividades voltadas à saúde mental, em esforço coordenado para gerar visibilidade, acolhimento e apoio a toda a comunidade escolar. Na Fatec de Catanduva, há projeto contínuo que trata sobre o tema e leva o nome de Vibrações. São feitos plantões de atendimento com psicólogos voluntários às segundas-feiras, abertos a alunos, servidores e professores, para abordar temas relacionados à saúde mental e bem-estar.

Reunião hoje

Os integrantes do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura se reúnem hoje, ás 10 horas, para analisar cadastros de espaços culturais e de grupos com finalidades artístico-culturais sem fins lucrativos. O encontro extraordinário será feito em plataforma on-line, conforme convocação da presidente do comitê e secretária municipal de Cultura, Luzia Girade.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.