PENEIRA FINA – 11/09/2022

A água bateu

Um velho ditado afirma que quando a água bate, ou você nada ou morre afogado. Essa parece ser a tônica da campanha do governador Rodrigo Garcia (PSDB), que decidiu ir para o tudo ou nada. Ontem, uma série de eventos e inaugurações ocorreu na região, contando com a presença de secretários e figuras influentes do tucanato. A força-tarefa tenta romper a vantagem de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que hoje é favorito para ir ao segundo turno contra Fernando Haddad (PT).  

Mutirão

Em Catanduva, o evento tucano ocorreu na Estação Cultura. Como não havia nenhuma obra para entregar, o governo convocou famílias para preencherem cadastros no chamado “Mutirão do Emprego e do Empreendedorismo”. A promessa é de que elas terão a chance de se recolocarem no mercado de trabalho. Tomara que isso se concretize. O desemprego é uma das situações mais lastimáveis a que um ser humano pode estar submetido. As pessoas que foram até a Estação Cultura têm esperança real de conseguirem trabalho.  

Clima de campanha

Apesar de se tratar de um evento oficial, o clima no entorno da Estação Cultura era de campanha eleitoral. Diversas equipes com bandeiras dos tucanos foram espalhadas nas ruas ao redor do local da solenidade. As campanhas de candidatos a deputado também aproveitaram para tirar uma casquinha da mobilização em torno do evento.  

Outras cidades

Além de Catanduva, o governo estadual realizou solenidades em Catiguá, Tabapuã e Novo Horizonte. Nessas cidades, porém, foram inauguradas obras de fato, como recuperação de vicinal, construção de estação de tratamento de água, dentre outras.  

Marco Vinholi

Quem aproveitou para dar um reforço à campanha tucana em Catanduva foi o ex-deputado e ex-secretário de Desenvolvimento do Interior Marco Vinholi. Ele participou da solenidade do Mutirão do Emprego e Empreendedorismo, na Estação Cultura. E chegou a discursar durante o evento. 

Geraldo

Marco Vinholi compartilhou em seu perfil do Facebook o convite para uma passeata em prol do candidato tucano ao governo, que seria realizada ontem, às 11h, em Catanduva. A atividade coincidiria com o término do evento oficial do Mutirão do Emprego. O ex-prefeito Geraldo Vinholi, pai de Marco, compartilhou esse convite em seus stories. Mais tarde, Vinholi filho chegou a postar no Instagram uma foto em meio a bandeiras na rua Brasil, acompanhado do secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Penido.  

Vereadores

Apesar de não ser tucano, o presidente da Câmara Municipal, Gleison Begalli (PDT), compareceu à solenidade, representando o Legislativo. E, como não poderia deixar de ser, marcaram presença Maurício Gouvea (PSDB), Alan Automóveis (PP) e Ivania Soldati (Republicanos).  

PSDB em risco

A situação de Rodrigo Garcia nas pesquisas é muito ruim e o PSDB corre o risco real de perder o governo de São Paulo pela primeira vez, desde 1994. Numa eventual queda dos tucanos, muita gente perderia cargo, ao redor do estado. A correlação de forças na política paulista mudaria para sempre. 

Terceiro colocado

Hoje, Rodrigo aparece na terceira colocação na maioria das pesquisas. Fernando Haddad, que é o único candidato no campo de centro-esquerda, está em primeiro, acima dos 30%. Tarcísio de Freitas, que chegou a aparecer empatado com Rodrigo Garcia em algumas sondagens, conseguiu se descolar e hoje já tem mais de 20% no primeiro turno. Já o atual governador, que começou abaixo dos 10%, até que cresceu nas últimas semanas, mas sem retirar votos de Tarcísio. O governador beira os 15% e ainda tem de lidar com a rejeição do antecessor João Doria.  

Eleição nacionalizada

Como a eleição está nacionalizada, as chances de Rodrigo retirar votos de Tarcísio são cada vez menores - mesmo com sua campanha chamando o ex-ministro de aventureiro e tentando colar nele o rótulo de que ele é alguém de fora que não conhece São Paulo. Isto porque os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) parecem estar dispostos a fazer voto casado com Tarcísio no estado. Por um lado, Garcia dificilmente terá votos dos petistas. Como crescer em um cenário desses?

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.