PENEIRA FINA – 11.07.23

Indicadores da dengue caem junto ao tempo frio e sem chuva

A Prefeitura de Catanduva divulgou números atualizados da dengue na última sexta-feira, dia 7, revelando queda acentuada de casos suspeitos e confirmações nas últimas semanas. De acordo com o boletim, foram registrados 919 casos da doença desde o início do ano: 38 em janeiro, 94 em fevereiro, 164 em março, 309 em abril, 244 em maio e 70 em junho. Há oito exames pendentes no mês de maio, 64 em junho e seis em julho. No ano passado, nesse mesmo período de seis meses, Catanduva já havia mergulhado naquela que pode ter sido a terceira pior epidemia de sua história recente, com mais de 3,4 mil registros positivos de janeiro a junho. Está mais do que visível que o trabalho no segundo semestre é crucial para o que vai acontecer nos primeiros seis meses do ano seguinte. Isso vale para os moradores e para a gestão pública.

Denúncia

Morador denunciou nas redes sociais e em mensagens encaminhadas ao jornal O Regional a existência de grandes crateras, de profundidade preocupante, em área próxima à ponte que liga os bairros Jardim dos Buritis e Jardim Zanqueta, em Santa Adélia. Ele afirmou que o local é utilizado por muitas crianças para soltar pipa, sobretudo nessa época de férias escolares e cobrou providências da administração pública. Fitas zebradas sinalizam o perigo.

Resposta

A Prefeitura de Santa Adélia afirmou à reportagem que tomou ciência do problema e já iniciou os trâmites para solucioná-lo. “O setor de Engenharia já visitou o local e está finalizando o projeto para iniciar as obras de reparo. O local já está sinalizado para que a população fique em alerta até que as obras se iniciem”, informou em nota.

Falando em pipa

É de arrepiar a foto que mostra o corte no pescoço do garoto James, causada por linha de pipa, cuja história é contada nesta edição. Ele brincava de rolimã com a família no Nova Catanduva 2, no final de semana, quando tudo aconteceu. Não há informações se havia cerol ou se tratava-se da chamada linha chilena. Ninguém foi localizado ou responsabilizado. O menino passa bem.

Bastidores

São fortes os indícios de que o empresário Ricardo Rebelato, que foi candidato a prefeito de Catanduva na última eleição pelo partido Progressistas, o PP, teria fechado acordo com o PSD, que é presidido por Gilberto Kassab, atual secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo. Na semana passada, ele afirmou à reportagem que teria casa nova.

Interrupção

A Superintendência de Água e Esgoto - Saec comunica que o abastecimento de água no bairro Km 7 será interrompido nesta terça-feira, 11, das 8 às 10h30. A Unidade de Reservação que abastece o local ficará sem energia, devido a melhorias na rede executadas pela Energisa. A orientação é que os moradores economizem água no período, para evitar desabastecimento.

Antidrogas

O Conselho Municipal sobre Drogas - Comad realiza reunião ordinária na quarta-feira, 12, às 8h30, na Casa dos Conselhos, para tratar sobre a formação das comissões permanentes, legislação e políticas públicas; normas, análise e fiscalização; prevenção; comissões temáticas provisórias; nomeação dos conselheiros para compor o Remad; e fiscalizações.

Turismo

Já o Comtur - Conselho Municipal de Turismo marcou sua próxima reunião ordinária para o dia 14 de julho, sexta-feira, às 14 horas, no auditório do Paço Municipal. Um dos temas será a audiência pública realizada na noite de ontem, na Câmara, para apresentação da revisão do Plano Municipal de Turismo.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.