PENEIRA FINA –11/06/2022

Será campanha antecipada?

Nesta sexta-feira, Catanduva amanheceu com outdoors repletos de afagos ao governador tucano Rodrigo Garcia. A peça de propaganda agradece ao mandatário do estado por, supostamente, haver destinado inúmeras conquistas à cidade, embora não as enumere, talvez por falta de espaço. A publicidade traz a assinatura (bem pequena) do prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa. Como estamos no período que antecede as eleições, quando muitas restrições para propaganda já começam a vigorar, fica a pergunta: seria isso uma forma de campanha antecipada? 

Quem pagou?

Segundo apuramos, a Prefeitura de Catanduva nada tem a ver com a veiculação dos outdoors de propaganda tucana. A contratação dos pontos de publicidade foi feita por pessoas físicas, que optaram por não se identificar. Vejamos se a oposição ao PSDB na cidade vai levar a coisa na esportiva ou se teremos alguma denúncia judicial ou mesmo uma nova guerra de outdoors. Quem viver verá... 

Não saiu na foto

Embora essa propaganda feita pelo padre possa parecer extravagante, a verdade é que ela está até que tímida. Segundo a Coluna apurou, foram contratados apenas dois pontos em toda a cidade. Há um aspecto que chama a atenção de quem é do meio de comunicação: ainda que Rodrigo Garcia ocupe o cargo de governador, ele não tem o rosto 100% conhecido em Catanduva, diferentemente de Padre Osvaldo. Portanto, para que a peça surtisse efeito junto ao eleitorado, o prefeito deveria ter utilizado sua imagem na arte. Sabe-se lá por qual motivo, no entanto, Padre Osvaldo optou por não se comprometer a esse nível. 

Silêncio nas redes

Depois de passar três anos fazendo caixa e também privatizando e fechando órgãos públicos, o governo estadual resolveu utilizar o ano eleitoral para distribuir recursos às prefeituras. Não por acaso, muitos prefeitos postam diariamente fotos, memes e vídeos de Rodrigo Garcia, como forma de agradecimento pela cortesia feita com dinheiro do contribuinte. Embora também seja do PSDB, Padre Osvaldo é exceção à regra. Vasculhando suas redes, praticamente não encontramos mensagens de apoio a Rodrigo Garcia. 

Patinando nas pesquisas

Rodrigo Garcia tem intensificado a distribuição de seus pacotes de bondades e também organizado verdadeiros trens da alegria pelo interior, com assinaturas de convênios e entrega de veículos. Ontem, foi a vez de Barretos receber a micareta eleitoral tucana, denominada “Governo na Área”. Mesmo assim, Rodrigo segue patinando nas pesquisas. Em todas as que foram divulgadas recentemente, ele aparece na quarta colocação, atrás de Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Márcio França (PSB). O tucano espera que a gentileza com os prefeitos ajude a turbinar sua candidatura. 

Plano Diretor

Padre Osvaldo, que entrou para a política com a promessa de regularizar a situação do Loteamento da Associação Bom Pastor (da qual ele era presidente e que se tornou alvo de um processo na Justiça), não desistiu de seus planos de alterar o Plano Diretor de Catanduva. No próximo dia 27 deste mês, está prevista a realização de nova audiência pública para debater as alterações na legislação que regulamenta o uso e a ocupação do solo em Catanduva. Detalhe: inicialmente, a mesma audiência estava marcada para a próxima segunda-feira, 13. De última hora, a prefeitura resolveu alterar a data, sem explicações. 

Será que desta vez vai?

Vale lembrar que o Plano Diretor em vigor no município é de 2006. Depois disso, sucessivos governos tentaram promover mudanças, seja com grandes audiências, seja com encontros localizados em cada região da cidade. Nenhuma proposta foi adiante. No caso do projeto atual, há pontos polêmicos que prometem embolar ainda mais o meio de campo.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.