PENEIRA FINA - 11.02.23

Milagres também acontecem 
Ontem, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva, Cláudio Pereira, tornou a provocar grande comoção na cidade. Desta vez, por uma boa notícia. Depois de passar vários dias internado em estado gravíssimo, ele enfim recebeu alta e retornou para a casa, acompanhado da esposa e do filho, que recepcionou o pai no hospital devidamente uniformizado como policial. Imagens e vídeos desse momento circularam pelas redes sociais, ao longo de todo o dia. O caso do comandante Claudinho demonstra que, por mais que a realidade da vida se mostre crua e implacável, existe sempre espaço para pequenos e grandes milagres.  
 
Orações 
Diversas lideranças políticas de Catanduva celebraram a
 recuperação do comandante Claudinho, caso do prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) e do presidente da Câmara Municipal, Marquinhos Ferreira (PT) Na terça-feira, durante a sessão legislativa, Maurício Gouvea, que é amigo pessoal de Claúdio, utilizou a tribuna para comentar sobre a surpreendente recuperação do comandante da GCM. O vereador atribuiu essa melhora no quadro às orações feitas por amigos, familiares e a população em geral. E também à força de vontade de viver de Claudinho. Na ocasião, o comandante havia acabado de deixar a UTI do Hospital São Domingos.  
 
Absorventes 
A distribuição gratuita de absorventes voltou a ser objeto de polêmica na política brasileira. Isto depois que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) resolveu vetar o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e que prevê a distribuição gratuita do produto a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. Uma das autoras da proposta é a deputada estadual eleita Beth Sahão (PT), que apresentou o texto em parceria com outras parlamentares da Casa, no tempo em que ainda estava no mandato. Além dela, assinaram o PL as deputadas Delegada Graciela (PL), Janaina Paschoal (PRTB), Marina Helou (Rede), Edna Macedo (Republicanos), Leci Brandão (PCdoB) e Patrícia Gama (PSDB).  
 
Criticou 
Como era de se esperar, Beth criticou fortemente a decisão de Tarcísio, de vetar integralmente a proposta. A questão da dignidade menstrual tem sido um dos temas de destaque na atuação da parlamentar. Recentemente, quando Jair Bolsonaro estava no poder e barrou uma iniciativa parecida em nível federal, ela também reclamou publicamente. Na época, ela chegou a promover a arrecadação e distribuição de absorventes em regiões carentes da cidade. No fim das contas, a lei federal acabou sendo promulgada. Na época, a estimativa era de que 3,6 milhões de brasileiras seriam contempladas pela nova política pública. Fica, então, a dúvida: se existe uma lei federal regulando o assunto e definindo o público beneficiado pela iniciativa, isso já não contempla as meninas e mulheres vulneráveis que residem em São Paulo?  
 
Futebol amador 
Nesta semana, Marquinhos Ferreira assumiu mais uma função pública na cidade. Ele é o novo vice-presidente da Liga de Futebol Amador de Catanduva e Região. O presidente da entidade, que é filiada à Federação Paulista de Futebol (FPF), é o professor Reginaldo Garisto. Esta não é a primeira empreitada de Marquinhos no mundo dos esportes. Há alguns anos, ele já foi presidente do Grêmio Catanduvense e também foi dirigente de time amador na cidade. “A atual diretoria recebe Marquinhos com muita alegria. Ele tem trânsito muito forte na Federação Paulista e isso irá auxiliar em nossas reivindicações junto à FPF”, afirmou Garisto.  
 
Tucanos 
A quem interessar possa, hoje o PSDB realiza convenções municipais em todo o estado, nas cidades com até 500 mil eleitores. O atual presidente do diretório de Catanduva é o ex-prefeito Geraldo Vinholi. Se, em um passado não tão distante, esse tipo de disputa costumava ser aguerrida, hoje ela praticamente não desperta muita discussão ou interesse, mesmo com o município sendo governado por um prefeito que, por enquanto, está filiado ao partido. Mas nunca se sabe do dia de amanhã...

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.