PENEIRA FINA – 10.12.22

Água no chope dos brasileiros

O genial cantor Tim Maia, que faleceu em 1998, tinha várias frases de efeito que entraram para a história. Uma delas vem bem a calhar nestes dias: “De onde menos se espera, daí é que não vem nada”. A Seleção Brasileira de Tite e Neymar tinha dancinhas coreografadas para TikTok, muita publicidade e até jantar com bife banhado a ouro. Só faltou futebol e competência nas cobranças de pênaltis. Meros detalhes. Os jogadores, a maioria dos quais sequer mora no Brasil, seguirão com suas vidas badaladas nas principais capitais europeias, enquanto os brasileiros comuns continuarão com sua luta diária por uma vida melhor – desta vez, sem ao menos contarem com o alento que o futebol às vezes oferece. Vida que segue. Na semana que vem, a Copa do Mundo continua, mas tudo volta ao normal nas empresas privadas e nas repartições públicas de Catanduva, sem jogos da nossa seleção.

Eleição na Câmara

Para se ter uma ideia de como a Copa do Mundo altera a rotina dos brasileiros, caso o Brasil tivesse vencido a Croácia, ontem à tarde, a próxima sessão da Câmara Municipal de Catanduva seria alterada de terça para segunda-feira. Como nossa seleção foi eliminada, o Legislativo foi poupado dessa alteração.

Não é qualquer sessão

A sessão da próxima semana não é uma qualquer. Uma das missões dos vereadores será escolher a mesa diretora da Câmara Municipal, que ficará à frente da Casa pelos próximos dois anos. Então, anotem na agenda: por obra e graça da Seleção Brasileira, fica mantida a escolha do novo presidente do Legislativo para terça-feira (13).

Sem reeleição

Dos 13 vereadores que compõem a Câmara de Catanduva, apenas um não poderá concorrer ao cargo de presidente: Gleison Begalli (PDT), pelo fato de que ele já ocupa este posto e não existe possibilidade de reeleição dentro de uma mesma legislatura. A possibilidade de um presidente ser reconduzido para mais um biênio consecutivo só existe quando ocorre a troca de mandato.

Disputa silenciosa

Ao contrário do que já se viu em outros anos, desta vez a disputa ocorre em quase que completo silêncio. Por enquanto, nenhum vereador chegou a ser apontado como favorito. Os nomes que pipocam aqui e ali acabam sendo muito mais fruto de especulações, que sempre surgem no meio político, do que de algum fato concreto.

Bastidores fervilham

Apesar de as articulações envolvendo a disputa da mesa diretora da Câmara Municipal quase não chegarem até o grande público, isto não significa que os bastidores não estejam fervilhando. O silêncio encobre inúmeras tentativas de composição que vêm sendo feitas, tanto por parte do grupo que está atualmente à frente do Legislativo quanto de seus adversários. Vejamos no que isso vai dar.

Novos ministros

Foram apresentados, ontem, os primeiros nomes que integrarão os ministérios do novo governo federal. Entre os anunciados está o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), que foi derrotado na disputa para o governo de São Paulo por Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apesar de Lula apostar suas fichas nessa indicação - para o Ministério da Fazenda -, o professor da USP sofre fortes restrições por parte do mercado financeiro. Essa escolha dá a entender que, apesar das recentes derrotas eleitorais sofridas por Haddad (na prefeitura, na presidência e no governo), o PT ainda acredita que ele tem potencial para se tornar a grande liderança da legenda nos próximos anos - quem sabe até para uma eventual sucessão presidencial. Com relação a esta hipótese, ele precisa primeiro combinar com Geraldo Alckmin.

Decoração de Natal

Depois de muito esperarem, os catanduvenses enfim puderam apreciar a decoração de Natal contratada pela prefeitura. O trabalho realizado pela empresa de Everton Porto chamou a atenção de quem teve a oportunidade de conferir, trazendo mais vida e alegria aos principais pontos turísticos de nossa cidade.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.