PENEIRA FINA – 10.11.23

TCE mostra que cargos comissionados seguem ‘na mira’

Entre as ressalvas feitas pelo Tribunal de Contas do Estado, o TCE, sobre a prestação de contas da Prefeitura de Catanduva do exercício de 2021, chama a atenção o alerta sobre a nomeação de servidores para cargos em comissão sem características de direção, chefia e assessoramento. Essa situação é recorrente nos poderes Executivo e Legislativo locais, motivando longas batalhas judiciais na tentativa de “salvar” tais cargos. Em processo recente, o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, apresentou nova ação direta de inconstitucionalidade contra leis municipais e pediu a extinção de quase 200 cargos de confiança criados justamente em 2021 pela administração do prefeito Padre Osvaldo (PL). O caso ainda corre no Judiciário.

Agricultura

O último compromisso de Padre Osvaldo em Brasília, na quarta-feira, 8, foi com o secretário Roberto Perosa, do Ministério da Agricultura e Relações Internacionais. De Urupês, Perosa atua diretamente com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin (PSB). Nesse mesmo ministério, atua o catanduvense Julinho Ramos. No encontro, Perosa apresentou programas existentes e Padre Osvaldo prometeu cadastrar o município na tentativa de viabilizar novos investimentos.

Meio milhão

A Prefeitura de Catanduva investiu R$ 544 mil na aquisição de um servidor de informática de última geração, com processador interno de alta capacidade de armazenamento de dados. O gasto vem sob o argumento de que “a nova tecnologia garante mais segurança e espaço de armazenamento de dados eletrônicos” da administração pública. A promessa é que todas as informações geradas pela prefeitura, inclusive de atendimentos, ficarão melhor guardadas.

Funcionalismo

Um grupo de Whatsapp lotado de servidores municipais anda movimentado durante o horário de expediente. Pelo ritmo das conversas, parece que o trabalho em alguns setores da prefeitura não anda assim tão pesado. Como se não bastasse, também estão sendo feitas enquetes sobre as eleições do IPMC, que acontecem em dezembro – sem autorização do instituto, é claro. Daí devem surgir pretensos candidatos, que já vêm usando os servidores em suas manobras.

Taxistas

Alguns profissionais do volante ficaram irritados com a sugestão feita pelo Sincomercio ao prefeito Padre Osvaldo de retirada das vagas exclusivas para táxis na área central. Também não gostaram do fato de O Regional ter noticiado que a prefeitura faz levantamento para confirmar se todos os taxistas cadastrados realmente atuam nas ruas. Se eles trabalham corretamente, não há motivo para o descontentamento. A questão é só descobrir se há “fantasmas” nessa lista.

Macacos-Prego

Dois homens foram flagrados com quatro macacos-prego em caixas para transporte de animais em um veículo, no quilômetro 77 da Rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva. Segundo a Policia Rodoviária, o veículo foi abordado perto de um pedágio e eles disseram que compraram os animais silvestres de forma clandestina em Catanduva pelo valor de R$ 300 cada e que os criariam em casa. Os envolvidos foram detidos e permaneceram à disposição da Justiça.

Novo Horizonte

A cidade vizinha estará movimentada neste sábado, dia 11, inclusive com grande número de catanduvenses, para a disputa da Corrida Noturna idealizada pelo Governo do Estado. Hoje, das 14 às 20 horas, os inscritos poderão retirar os kits de atletas, assim como amanhã, das 10 às 16 horas, na praça Dr. Euclydes Cardoso Castilho. Será montada uma tenda no local. A prova está agendada para as 19 horas e terá corrida de 5 km e 10 km, mais caminhada de 3 km.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.