PENEIRA FINA – 10.11.22
Discussão da lei orçamentária
Nos últimos tempos, muita gente passou a se interessar, e com razão, pela política nacional. É comum vermos nas redes e nas ruas pessoas debatendo com afinco a respeito do que acontece em Brasília. Importante lembrar, porém, que muitas das coisas que afetam diretamente nossas vidas não são decididas lá fora, mas sim nos municípios. Nesta semana, a Câmara de Catanduva passará a discutir, de maneira mais sistematizada, o projeto de lei que estabelece o Orçamento de 2023. A Comissão de Finanças da Casa publicou a convocação para a audiência, que será realizada amanhã, às 17h, no plenário.
Composição
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Catanduva é presidida pelo vereador Alan Automóveis (PP), ao passo que a relatoria do projeto ficará com Maurício Gouvea (PSDB). O terceiro membro é Marquinhos Ferreira (PT).
A propósito...
No dia 13 de dezembro será realizada a eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. O grupo que atualmente comanda a Casa passou a ser minoritário e hoje conta com seis nomes, enquanto os rivais (chamados de “Grupo dos Sete”) tornou-se maioria, pelo menos por enquanto. A menos que ocorra uma manobra de última hora, são grandes as chances do G7 conquistar o comando do Legislativo, pelo próximo biênio. No meio político de Catanduva, há quem aposte que o próximo presidente será justamente um dos integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento. Quem viver verá!
Voltando ao Orçamento
A escolha do horário para a realização da audiência mostra-se mais oportuna do que outras atividades do mesmo tipo, realizadas ao longo dos últimos anos em Catanduva. Às 17h da sexta-feira, muita gente já saiu do trabalho e terá condições de acompanhar as discussões orçamentárias. Uma decisão mais razoável, por exemplo, do que organizar uma reunião dessas no período da manhã ou no meio da tarde, quando a maioria das pessoas está trabalhando.
Povo precisa participar
Para além de a audiência ocorrer em um horário mais razoável, é necessário que a população aproveite a oportunidade e participe desse espaço de discussão e esclarecimento. Reclamar nas redes sociais e no WhatsApp é um direito de todo mundo e, às vezes, pode surtir efeito. Mas tão ou mais importante que isso é ocupar espaços e ter voz nas esferas onde as coisas são decididas.
Importância do Orçamento
Embora uma parcela da população acredite piamente que para governar bem basta o político ter um conjunto de boas intenções e força de vontade, na vida real tudo funciona à base de dinheiro. Se nem relógio trabalha de graça - você precisa dar cordas ou colocar pilhas carregadas para que ele funcione -, quem dirá seres humanos vivendo em uma sociedade de livre mercado! Cada serviço público tem um custo - e os recursos disponíveis, na maioria das vezes, são limitados. O Orçamento serve justamente para definir onde e como o dinheiro público será utilizado. Então, para que tenhamos educação, saúde, asfalto e lazer, é necessário que haja fundos em caixa para custear cada projeto e programa. E que esses recursos sejam bem utilizados.
Aditamento
A Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec) resolveu aditar o contrato com a empresa D. Delboni Tarpinian ME, de Rio Claro (SP), que é responsável por gerenciar a central de atendimento telefônico da autarquia. O contrato foi renovado no valor de R$ 544.800 para os próximos 12 meses, com base no índice IPC-A de agosto de 2022, que foi de 8,73%. A nova vigência do começa a valer a partir do próximo dia 24.
Religiões de matriz africana
Neste sábado (12), a partir das 8h30, será realizado na praça Monsenhor Albino, no Centro, o 1º Encontro de Religiões de Matriz Africana de Catanduva. O evento é aberto ao público em geral, inclusive praticantes de outras crenças.
Autor