PENEIRA FINA - 10.09.25

Projeto que revisa valores do IPTU precisará de votos na Câmara

Se a Prefeitura de Catanduva realmente encaminhar projeto de lei para a Câmara de Vereadores com intuito de revisar a Planta Genérica de Valores do IPTU, como é a tendência, será preciso fazer as contas. Para aprovação desse tipo de matéria, serão necessários 9 votos entre os 13 parlamentares, o que poderá ser difícil, numa primeira análise, sobretudo levando em conta a ausência do vereador Dr. Sinval Malheiros (MDB). Até aqui ele compõe a base de apoio do prefeito Padre Osvaldo (PL), mas está afastado dos trabalhos por motivos de saúde.

Complexidade

A questão envolvendo o IPTU é bastante técnica e engloba a alteração do valor venal dos imóveis da cidade e a revisão da Planta Genérica de Valores – não atualizada desde 2010. Isso seria uma exigência do Tribunal de Contas do Estado, o TCE, mas o que assusta mesmo é o índice de 54% que poderá ser proposto e concretizado como reajuste médio nos carnês.

Coincidência

A polêmica envolvendo a revisão do IPTU também está ocorrendo na vizinha Rio Preto. Ontem, a Câmara adiou por duas sessões a votação dos projetos do prefeito Coronel Fábio Candido (PL) que altera a Planta Genérica de Valores, utilizada como base para o cálculo do IPTU. O reajuste previsto poderá chegar a 283%. Sobraram críticas e nenhum vereador defendeu a proposta.

Mahatma Gandhi

Parece ter sido mais tranquila a fase de pagamento salarial dos colaboradores da organização social Mahatma Gandhi, neste mês, o segundo em que a instituição está sob intervenção judicial. De acordo com a Secretaria de Saúde de Catanduva, todos os trabalhadores tiveram seus vencimentos pagos. A orientação a quem não tiver recebido é que procure pelo RH.

Porém...

O Sindicato da Saúde está preocupado com os colaboradores do Hospital Mahatma Gandhi. Segundo o órgão, a situação só está controlada mesmo para quem atua nas unidades de saúde e na UPA. Para quem está na área hospitalar, ainda há caos. Voltaremos ao assunto.

Jubileu

A Igreja Católica celebra o ano de 2025 como Ano Jubilar. Na Diocese de Catanduva, o bispo dom José Benedito Cardoso tem organizado diversos eventos para contemplar este momento. A próxima atividade diocesana será o Jubileu dos Educadores, marcado para o dia 13 de setembro, sábado, às 16h, na Catedral Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Catanduva.

Cultura

O PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) do Cras Bom Pastor realizou oficina especial com as famílias, trabalhando o conceito de apropriação e a importância do acesso à cultura. Foram apresentados os espaços culturais existentes no município e discutido como cada família tem vivenciado esse acesso, refletindo sobre como essa apropriação fortalece a identificação, autonomia e participação na vida comunitária.

Setembro Amarelo

A Unidade de Saúde do Santo Antônio fez ação especial de conscientização sobre a importância da saúde mental e da valorização da vida. Profissionais de saúde como psicóloga, assistente social e enfermeira mediaram conversa com os pacientes e reforçaram a importância de pedir e oferecer ajuda. As iniciativas alusivas ao Setembro Amarelo acontecem em todos os bairros.

Autor

PENEIRA FINA
Coluna da Redação de O Regional.