PENEIRA FINA – 10/08/2022

Testou positivo

Ontem foi dia de sessão da Câmara Municipal. No início dos trabalhos, vereadores aproveitaram para enviar vibrações positivas para Taise Braz (PT), que ficará afastada por alguns dias das atividades parlamentares, pois testou positivo para Covid-19. Os colegas de Casa também desejaram que tudo fique bem com Eleonora, a filha que está prestes a nascer. Taise está na reta final da gestação.  

Magistério

Por conta do afastamento momentâneo, a parlamentar não teve como participar da votação do requerimento apresentado pela Apeoesp, que solicitou o direito de utilizar a tribuna da Câmara Municipal, a fim de debater a polêmica da aplicação do piso nacional do magistério em Catanduva. Até o momento, apesar da mobilização intensa da categoria, o governo de Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB) não se comoveu com os apelos.  

E o Simcat? 

Há alguns anos, o Simcat, que representa os servidores municipais em geral, sempre se esforçou para barrar toda e qualquer tentativa da Apeoesp de se colocar como a entidade de referência para os professores do município. Pelo visto, porém, a entidade catanduvense resolveu abrir mão dos professores, entregando-a de bandeja para o sindicato estadual. Desde que as discussões sobre o piso do magistério eclodiram, o Simcat não se posiciona sobre o debate, tampouco toma parte das mobilizações. Com isso, a Apeoesp acabou tomando frente da mobilização. Vamos ver até onde isso vai levar.  

Arredondou

Falando em vibrações positivas, Alan Automóveis (PP) não perdeu a oportunidade de externar suas felicitações a Belê (Cidadania), que comemorou 40 anos, por estes dias. Segundo Alan, Belê arredondou – ou seja, completou uma data cheia.  

Mestre

Não tardou muito e os presentes se lembraram que, na sexta, quem apagará velinhas é ninguém menos que Luis Pereira (PSDB). O decano da Casa de Leis foi cumprimentado efusivamente pelos companheiros de plenário, especialmente Alan, Maurício Gouvea (PSDB) e Marquinhos Ferreira (PT), que se referiram a ele como “mestre”. Marquinhos aproveitou para se oferecer para almoçar com Pereira na sexta.  

Matemática criativa

Ao cumprimentarem Luis Pereira, vários vereadores brincaram com sua idade. Maurício Riva (PDT), disse que parabenizava o tucano pelos seus 25 anos. No que foi corrigido por um Pereira todo sorridente: “São 60 e 12”. Maurício Riva emendou: “Eu disse 25 anos, mas não falei de quê”, brincou. Alan Automóveis, por sua vez, desejou que o colega possa chegar aos 120 anos de idade.  

Registrados

Passado o período das convenções, os partidos políticos começam o demorado trabalho de registrar as candidaturas para diversos cargos. Com isso, alguns catanduvenses já começam a aparecer no site do Tribunal Superior Eleitoral, ainda aguardando julgamento para sabermos se serão ou não deferidas.  

Novos nomes

Entre os nomes que já estão registrados, temos algumas figuras já tarimbadas de outras eleições, caso da petista Beth Sahão, que tenta retornar à Alesp. Mas também temos novos candidatos, que tentam renovar os parlamentos, caso do empresário João César Moraes, que disputa o cargo de deputado estadual pelo PL.  

Federais

A disputa por uma vaga na Câmara Federal também será acirrada em Catanduva. Entre as candidaturas já registradas temos o médico Beto Cacciari (PL), filho do empresário e ex-vice-prefeito de Catanduva Roberto Cacciari. E do ex-secretário do governo Macchione Fábio Manzano (MDB), que também é advogado e especialista em gestão pública.  

Sem registro

Enquanto isso, o médico e ex-deputado federal Sinval Malheiros (Patriotas) ainda não tem seu registro constando no site do TSE. Por se tratar de um trabalho demorado, a tendência é que todas as informações ainda levem uns dias para ser atualizadas.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.