PENEIRA FINA – 10/04/2022

CINEMA NA PRAÇA

Na sessão da terça-feira passada, a Câmara Municipal de Catanduva aprovou o projeto de lei nº 025, de autoria do vereador Maurício Gouvea (PSDB), que cria o programa 'Cinema na Praça', com exibição de filmes em locais públicos como praças, bairros e parques do município, com filmes preferencialmente nacionais e censura livre. Ao discutir o projeto, o autor disse que a ideia surgiu quando estava em um outro município e viu o pessoal da Cultura daquela cidade montar a estrutura para exibição de filmes. Gouvea não disse o nome da cidade.

CINÔMADE

O projeto Cinema na Praça é válido e de belíssima utilidade pública, mas o nobre edil não precisava ir em outra cidade para ter a ideia, pois o projeto aprovado já foi realizado na segunda gestão do ex-prefeito Afonso Macchione Neto, com outro nome: Cinômade - Cinema nos Bairros, dentro do projeto Arte Roda, da Secretaria de Cultura da época. O projeto consistia na exibição de filmes preferencialmente nacionais, nos finais de semana, com colocação de cadeiras e distribuição de pipoca. Ou seja, não era necessário ir em outro município para transformar em lei um projeto que já foi realizado na gestão do ex-prefeito que o nobre edil tanto critica...

REVELAÇÃO

O vereador Maurício Gouvea, ao discutir o projeto, fez uma revelação que até o presidente da Casa, Gleison Begalli (PDT), não acreditou: “não vou me vitimizar, e não tenho vergonha em dizer, mas até hoje eu nunca fui em um cinema e nunca entrei em uma sala de cinema. Venho de uma família humilde.” O projeto, que serve para levar entretenimento, arte e cultura para crianças, adolescentes e adultos em diversos bairros, foi aprovado por unanimidade. 

CRISE NA FPA

Para análise do leitor, hoje replicamos um trecho do editorial de ontem do Jornal O Regional, abordando o alerta da Fundação Padre Albino sobre a crise nas Santas Casas: “Não há qualquer novidade no manifesto divulgado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e amplificado pela Fundação Padre Albino. Há anos essas instituições estão com o pires na mão clamando por recursos. Agora mais uma vez (...) já parou para pensar, como seria o atendimento médico na região sem as santas casas ou os hospitais da Fundação Padre Albino? O que restaria?”

LOJAS NO FERIADO

O Sindicato do Comércio Varejista de Catanduva (Sincomercio) e o Garden Shopping divulgaram o horário especial de funcionamento das lojas no feriado municipal de 14 de abril (aniversário do município) e também, na Sexta-feira Santa. As lojas do Garden Shopping abrem na quinta-feira, aniversário da cidade e, no dia 15, Sexta-feira Santa, das 14h às 20h. No sábado, dia 16, o atendimento ocorrerá em horário habitual das 10h às 22h e, no domingo, 17, das 14h às 20h. De acordo com o calendário do Sincomércio, nos dias 14 e 15 de abril, as lojas vão funcionar das 9h às 13h. No sábado, 16, o comércio atenderá das 8h às 16h e, no domingo, 17, as lojas estarão fechadas. Nos feriados, a abertura de cada empresa é opcional. 

BURACOS NO TETO

Ontem de manhã ocorreu a inauguração do Posto de Atendimento do CVV - Centro de Valorização da Vida, no Terminal Rodoviário João Caparroz. Dezenas de pessoas prestigiaram o evento, além do prefeito, vereadores e o bispo diocesano de Catanduva, Dom Valdir Mamede. Tudo muito lindo e maravilhoso, mas... (e sempre tem um mas) quem olhava para o teto da rodoviária observava dois buracos no forro de PVC. Vale lembrar que a reforma do local, com o custo de cerca de R$ 5 milhões, foi realizada na gestão do prefeito Afonso Macchione/Marta... 

PACOTE

A situação tá feia mesmo. Quem diria que Catanduva estaria exportando estelionatária para outros estados...

BATENDO O PÉ

Dois dias depois de participar de um encontro com Geraldo Alckmin e Fernando Haddad, o ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) reuniu, ontem, cerca de 120 colaboradores para discutir um programa para São Paulo. Ele é pré-candidato ao governo. A reunião dos três ocorreu logo depois da divulgação de pesquisa Datafolha que mostrou Haddad na dianteira na disputa pelo governo. Ele tem 29%, contra 20% de França. Havia no PT a expectativa de que França poderia recuar da candidatura, diante do resultado da pesquisa. Mas ele se manteve na disputa e faz gestos para mostrar que nela seguirá.

A FRASE

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” (Bill Gates (1955) é um dos fundadores da Microsoft, empresa desenvolvedora de softwares)

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.