PENEIRA FINA – 10.03.23

Esporotricose agora é doença de notificação compulsória em Catanduva

A esporotricose, doença ocasionada por fungos e que provoca lesões cutâneas em pessoas e gatos, tem mobilizado fortemente as forças vivas locais. Nesta semana, em mais um esforço tentando conter o avanço dessa enfermidade, a Secretaria Municipal de Saúde declarou a esporotricose como doença de notificação compulsória. Cada caso que for identificado deverá ser informado imediatamente à Vigilância em Saúde. 

Elogios ao Padre

O combate à esporotricose tem sido uma das grandes bandeiras da vereadora Ivânia Soldati (Republicanos) nos últimos meses. Por falar nela, anteontem ela foi uma das oradoras no evento promovido na Câmara Municipal de Catanduva pelo mandato de Taise Braz (PT). Em sua fala, Ivânia, que é uma das parlamentares mais fiéis da base governista, não perdeu a oportunidade de elogiar o prefeito Padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB). O motivo é a grande participação feminina no atual secretariado. 

Secretárias

De fato, várias secretárias e outras integrantes do governo municipal marcaram presença no evento de anteontem, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Entre elas, Cláudia Cosmo, da Educação, que se encontra sob forte tiroteio no Legislativo, por conta de supostos problemas que estariam ocorrendo na pasta por ela chefiada. Vereadores reclamam da falta de vagas em creches e escolas municipais. Outro ponto muito questionado é o contrato com a WWE, que presta serviços terceirizados à secretaria. Durante o evento no dia 8 de março, a única a usar a palavra foi Maria Cristina Pinheiro Machado Sanches, gestora de Turismo. 

Homens

O público presente ao evento organizado por Taise no plenário da Câmara Municipal foi majoritariamente feminino. Alguns homens, porém, resolveram comparecer e expressar apoio à iniciativa. Entre eles, o sindicalista Leandro Alves de Oliveira, da Apeoesp, que chegou a usar a palavra por alguns instantes, ao fim do encontro. 

Inauguração

Foi realizada, na manhã de ontem, a inauguração da nova ala feminina na Vila São Vicente de Paulo. O evento mobilizou o meio político de Catanduva, contando com a presença dos vereadores Alan Automóveis (PP), Ivânia Soldati e Ivan Bernardi (PRTB) - que, nesta semana, anunciou uma verba de R$ 200 mil, destinada à entidade pelo deputado estadual Reinaldo Alguz (União Brasil). 

Diário Oficial próprio

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que tem como secretário-geral de Administração o catanduvense Julinho Ramos, aprovou projeto de resolução que cria seu próprio diário oficial eletrônico. As publicações do Legislativo vinham sendo feitas na Impresa Oficial do Estado de São Paulo, gerida pela Prodesp. “A criação de um diário eletrônico próprio para publicação das informações oficiais da ALESP garantirá dinamismo e maior flexibilidade na disponibilização dessas informações, já que haverá uma maior integração entre os diversos sistemas próprios deste órgão”, afirma o texto de justificativa do projeto. 

Certidões em braile

Foi sancionado, nesta semana, o projeto de lei estadual de autoria da deputada Marta Costa (PSD), que torna obrigatória, sempre que houver solicitação, a impressão de certidões de nascimento, casamento e óbito em braile, pelos cartórios paulistas. O objetivo da proposta, segundo a autora, é “ampliar a condição social e a autonomia das pessoas com deficiência visual”. 

Veto 

Com relação a esse projeto das certidões em braile, que foi sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), alguns trechos do texto acabaram recebendo veto do Executivo, os quais, na prática, podem inviabilizar a aplicação da lei. Um dele sé o artigo que previa a aplicação de multa de R$ 34.260,00 (em valores atuais) para o estabelecimento que se recusar a cumprir a regra. O governador também barrou o item que previa a necessidade de regulamentação da medida. Ora: se não haverá punição nem fiscalização, quem garante que essa lei será cumprida pelos cartórios?

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.