PENEIRA FINA – 09.11.23

Saec promete liberar rua São Paulo ao final do dia

A rua São Paulo continuou fechada para o trânsito nesta quarta-feira, 8, com a promessa da Saec de que a liberação será feita hoje, a partir das 17 horas. Segundo a autarquia, os trabalhos no local devem prosseguir até 17 de novembro. Os serviços são referentes ao projeto de reforço da drenagem na rua São Paulo e vias transversais do Higienópolis para evitar inundações. O trabalho começou em agosto e vem se arrastando. Devido à tempestade da última sexta-feira, 3, as estruturas existentes e a galeria em construção foram danificadas. Desde então, moradores e comerciantes ficaram quase isolados, com trânsito bloqueado na Santa Catarina e São Paulo.

Em Brasília

O prefeito Padre Osvaldo (PL) e o vice Cláudio Romagnolli (PSDB) cumpriram agenda em Brasília nesta quarta-feira, 8. No dia anterior, o chefe do Executivo fez tour político em São Paulo. Na capital federal, eles estiveram no Ministério das Relações Institucionais e apresentaram projetos para investimento via PAC nas áreas de saneamento, saúde e educação. Também se reuniram com o deputado federal Acácio Favacho (MDB) para tratar sobre a demanda habitacional.

Paulo Gustavo

Começa movimento entre trabalhadores da área cultural de Catanduva cobrando a liberação dos editais da Lei Paulo Gustavo pela Secretaria Municipal de Cultura. A preocupação é que os documentos sejam divulgados com prazo restrito para a apresentação de projetos e que, com isso, não seja possível captar os recursos financeiros. Na região, vários municípios já estão mais adiantados nesse processo, a exemplo de Pindorama.

Beijo forçado

Um crime de importunação sexual mobilizou a Guarda Civil Municipal (GCM) na terça-feira, 7, depois de chamado feito por uma jovem que teria sido beijada sem consentimento. O autor foi localizado na área central da cidade, após diligências, e foi reconhecido pela vítima e por uma testemunha. Ele também foi autuado em flagrante delito pelo crime de perseguição, por ter seguido a jovem durante dias até o ponto de ônibus que ela utiliza.

Fundação e Arcos

As duas instituições foram indicadas ao Prêmio Líderes Regionais no ano passado e também neste. No ano passado, quem passou à final foi a Arcos, sem conquistar a premiação. Este ano, a situação se inverteu e a Fundação Padre Albino foi a mais votada pelo público e também pelo Comitê Gestor do Lide Noroeste Paulista, tendo sido eleita na categoria Terceiro Setor. A conquista fica ainda mais simbólica no ano que marca os 50 anos da morte de Padre Albino.

Reconhecimento

O presidente da Arcos, Wagner Ramos de Quadros celebrou a conquista da Fundação Padre Albino, sendo esta uma homenagem ao seu patrono. “É o justo reconhecimento pela dedicação dos seus dirigentes e das pessoas que concretizam a prestação de serviços sem finalidade lucrativa da Fundação. E acima de tudo é a homenagem necessária que se faz ao Padre Albino. Que o exemplo dele prossiga frutificando amplamente, gerando fraternidade no coração e na conduta das pessoas, e produzindo benefícios a todos, especialmente aos que mais precisam.”

Calorão

Cientistas do observatório europeu Copernicus anunciaram nesta quarta-feira, 8, que 2023 deve terminar como o ano mais quente em 125 mil anos. Ao mesmo tempo, 2024 pode ser um ano mais quente que o atual. O fenômeno El Niño deve durar pelo menos até abril do ano que vem e, com isso, eventos climáticos como ondas de calor, inundações e secas podem ser mais graves. Foi o que informou, também ontem, a Organização das Nações Unidas - ONU.

Autor

Da Redação
Direto da redação do Jornal O Regional.